O nome do Doutor será finalmente revelado?

the-name-of-the-doctor-who-brasil

Quem se lembra dessa cena: o Doutor e Donna Noble estão em um planeta-biblioteca, quando de repente aparece uma expedição de pessoas que eles nunca viram antes, e uma delas diz o nome do Doutor em seu ouvido, fazendo com que ele confie nela plenamente. No mínimo intrigante, certo?

Até então, Steven Moffat era apenas um dos roteiristas de Doctor Who. Será que ele sabia que se tornaria showrunner após alguns anos? Talvez. Fato é que a personagem River Song serviu de gancho para elaborar toda uma trama envolvendo seus pais, Amy e Rory. Tenho um certo prazer de ver a família dos companions, e a impressão que fica é que a companion, na verdade, sempre foi a River, e não Amy, afinal ela cresceu – até demais – durante as temporadas 5, 6 e 7A. Durante todo esse tempo, descobrimos como na verdade ela foi criada para ser uma máquina de destruição na guerra contra o Doutor liderada pela Madame Kovarian, agora já exterminada. E o Silêncio? Como explicado em Let’s Kill Hitler, eles não são uma espécie, e sim uma seita que quer destruir o Doutor. A pergunta mais antiga do universo, escondida em plena vista, desde 1963: afinal, Doutor QUEM? Doutor O QUE? Qual é o nome desse timelord renegado, fugido de Gallifrey, que roubou uma Tardis e fica viajando pelo universo mudando o rumo da história?

Seja lá quem ele for, uma pessoa (a única? não sabemos) foi capaz de conhecê-lo tão bem a ponto dele confiar seu nome a ela. Um segredo guardado a muitas chaves e que só é revelado em um momento importantíssimo. Ora, nós já vimos a morte do Doutor, o ponto fixo no tempo, o Lago Silencio em Utah. Mas reassistindo os episódios envolvendo a River, o mistério está longe de ser completamente revelado – até agora.

Mas será que saber o nome do Doutor, nesse momento, é a melhor coisa a se fazer? Esse é um dos grandes mistérios que permeiam a série, e tenho a impressão que Moffat está fuçando onde não deveria. Ok, é um momento histórico: são 50 anos. Mas o que acontece a partir daqui pode definir os rumos – ou o fracasso – de um programa que já se tornou símbolo da cultura britânica e vem ganhando reconhecimento em todo o mundo.

Os eventos que serão revelados no especial de 50 anos são desconhecidos, mas ainda há um longo caminho até lá: a temporada 7B, que já se encontra na metade. Até agora tivemos três episódios que vêm trazendo de volta a essência de Doctor Who: planetas distantes, alienígenas engraçadinhos e vilões assustadores. Após The Bells of St John, The Rings of Akhaten e Cold War, vai ao ar hoje o episódio Hide, que promete um terrorzinho psicólogico bom para assustar até os ossos! Nos aguardam ainda os próximos episódios. Seguem as sinopses oficiais:

jorney

7×10 – Journey to the Centre of the TARDIS (Steve Thompson)
The TARDIS has crashed, Clara is lost inside, and the Doctor has 30 minutes before his ship explodes!
A Tardis bateu, a Clara se perdeu lá dentro, e o Doutor tem 30 minutos antes que sua nave exploda!

crimsom

7×11 – The Crimson Horror (Mark Gatiss)
Something ghastly is afoot in Victorian Yorkshire, as bodies are found with their skin a waxy, glowing red.
Algo assustador se move na Yorkshire vitoriana, e corpos são encontrados com a pele encerada e com um vermelho brilhante.

silver

7×12 – Nightmare in Silver (Neil Gaiman)
Hedgewick’s World of Wonders: the perfect theme park day out – and ground zero for a deadly silver resurrection.
O mundo das maravilhas de Hedgewick: um dia perfeito para ir ao parque – e o ponto de partido para uma mortal ressurreição prateada.

7×13 – The Name of the Doctor (Steven Moffat)
Someone is kidnapping the Doctor’s friends, leading him towards the one place in all of time and space that he should never go.
Alguém está sequestrando os amigos do Doutor, levando-o ao único local em todo o tempo e espaço que ele nunca deveria ir.

Ou seja, a temporada promete fillers bem legais, mais um episódio do Neil Gaiman que dessa vez traz os assustadores Cybermen, um terrorzinho do Gatiss que trará Madame Vastra e Jenny de volta, e ainda veremos a nova Tardis por dentro (piscina e biblioteca, favor aparecer). Já sabemos que Alex Kingston volta como River Song para o finale. Será que são os campos de Trenzalore? Ou será que ele vai tentar resgatar os Ponds? Esse é o gancho para o especial de 50 anos? Afinal, seu nome será realmente revelado, ou permanecerá para sempre no imaginário do fandom? O que significa o silêncio na biblioteca? Afinal, do que o Doutor tem que se lembrar, como insiste Clara? Muitas perguntas, poucas respostas. O que nos resta, como sempre, é esperar…

Doctor Who Especial 50 anos DVD Comprar