Personagem de Tosin Cole, Ryan Sinclair, terá dispraxia

De acordo com a revista Radio Times, um dos novos amigos da Doutora, Ryan Sinclair (vivido pelo ator Tosin Cole) terá dispraxia. A revelação foi feita durante a sessão de perguntas e respostas da premiere da série em Sheffield.

Segundo a Wikipédia,  Dispraxia,“(do grego “dys”, dificuldade e “praxia”, agir), Transtorno específico do desenvolvimento motor(CID-10) ou Transtorno da coordenação motora(DSM-5) é uma disfunção neurológica que impede o cérebro de desempenhar os movimentos corretamente. O termo dispraxia verbal do desenvolvimento refere-se a uma dificuldade para articular a fala distinta da dispraxia, tratada neste artigo. Aproximadamente 5% das crianças possui esse transtorno e é quatro vezes mais comum em meninos.

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria(APA), trata-se de um comprometimento acentuado da coordenação motora que interfere significativamente nas atividades da vida diária e no rendimento escolarÉ popularmente chamada de “síndrome do desastrado”. Seus sintomas são a falta de coordenação motora, falta de percepção de três dimensões e equilíbrio. A criança “dispráxica” tem uma falta de organização do movimento. Diferencia-se de outras condições que alteram a coordenação motora por não haver lesão neurológica.”

O showrunner Chris Chibnall disse que eles fizeram uma pesquisa enorme junto com a Fundação de Dispraxia, e que os roteiristas trabalharam em conjunto com eles. “As pessoas convivem com essa condição. Tenho um sobrinho com dispraxia, é bem comum em crianças. É importante vermos heróis de todos os formatos e tamanhos. É a coisa mais importante em Doctor Who, e vamos ver isso bastante neste ano.”, explicou.

Tosin Cole acrescentou:

“Quero que as pessoas saibam que tudo é possível. Você pode superar qualquer coisa. É o que eu acho sobre isso”.

A estreia da 11ª temporada de Doctor Who será em 7 de outubro, e no Brasil a série será exibida pelo serviço de streaming Crackle!

Doctor Who Brasil no Apoia.se