[EXCLUSIVO] Doctor Who Brasil entrevista Steven Moffat!

dest-entrevista-exclusiva-steven-moffat-doctor-who-brasil

O Doctor Who Brasil entrevistou Steven Moffat durante a Doctor Who World Tour e o resultado você confere aqui!

Em 3 de abril de 2010 – há exatamente 5 anos – estreava a 5ª temporada de Doctor Who na BBC, e com ela, o início da era Moffat! O episódio The Eleventh Hour trazia o novo Doutor Matt Smith ao lado de Karen Gillan, Amy Pond, a nova companion da série!

E pra comemorar essa data tão especial, decidimos dar um presente aqui pra vocês: uma ENTREVISTA EXCLUSIVA com Steven Moffat! Mas… de onde ela surgiu? Bem, no ano passado, durante a Doctor Who World Tour, eu (Thais Aux) fui convidada pela revista Superinteressante a entrevistar o Moffat em pessoa. Infelizmente, a revista só publicou um pequeno pedaço dessa entrevista, e o resto nunca veio a público. Apesar dela ter sido feita em agosto do ano passado, ela continua bem fresca, e é legal para conhecer mais sobre seus planos para futuro, seu processo criativo e tudo o mais.

Veja também: Saiba tudo o que rolou na Doctor Who World Tour no Rio de Janeiro! #DWWorldTour

Conversei com ele por volta de 10 minutos e o resultado vocês conferem abaixo! 😉

Steven Moffat posa para foto com Thais Aux após entrevista
Steven Moffat posa para foto com Thais Aux após entrevista

Entrevista Exclusiva do Doctor Who Brasil com Steven Moffat

Steven Moffat, roteirista e produtor das aclamadas séries Doctor Who e Sherlock, da BBC, passou pelo Brasil durante a Doctor Who World Tour ao lado de Peter Capaldi e Jenna Coleman, protagonistas atuais da série de ficção científica mais badalada do momento. O bate-papo você confere a seguir.
Por Thais Aux

Como foi o processo de recriar Doctor Who e Sherlock, que são grandes ícones da cultura britânica?
Nos dois casos, eu sempre gostei muito dos originais desde criança. Eu não pensei em termos de processo, eu só tinha muito entusiasmo.

E como você lida com a bagagem de material que já foi feita sobre as duas séries?
Não cheguei a me preocupar muito com isso, porque eu conheço o material muito bem, está tudo muito fresco na minha cabeça. No caso de Doctor Who, eu gosto de pensar que cada episódio é o número 1, como se nada houvesse sido feito até então, e tento não pensar em todo o histórico de 50 anos de série. Nós nunca olhamos para trás, sempre seguimos em frente. Já no caso de Sherlock Holmes, é um pouco diferente. Todos acham que conhecem Sherlock, mas há muito material original que as pessoas ainda não conhecem. São essas histórias que eu e Mark [Gatiss, co-produtor da série] queremos mostrar.

Em Doctor Who, nós nunca olhamos para trás, sempre seguimos em frente. – Steven Moffat

Coletiva de impresa da Doctor Who World Tour Brasil
Coletiva de impresa da Doctor Who World Tour Brasil

Há algum outro ícone da cultura pop britânica com que você gostaria de trabalhar?
Acho que nunca vai acontecer, mas eu gostaria de escrever um episódio de Colombo. Ou então – também acho que nunca vai acontecer – alguma história do Super-Homem do ponto de vista do Clark Kent, tendo que esconder seu segredo da mulher que ama, pois ela está apaixonada pelo seu alterego. Esse seria o melhor triângulo amoroso da história.

Veja também: DWBRcast 03 – Nosso review da Doctor Who World Tour e Deep Breath!

As filmagens da 8ª temporada já estão finalizadas. Qual é o próximo passo? Você faz as duas séries separadamente?
Eu lido com as duas ao mesmo tempo. Preciso estar envolvido com Doctor Who 24 horas por dia, o trabalho nunca para. E enquanto isso, Sherlock aparece por breves períodos. Quando eu estava fazendo o especial de 50 anos, ao mesmo tempo eu também estava trabalhando em The Sign of Three. Eu ia e vinha entre os dois. O processo é misturado.

Preciso estar envolvido com Doctor Who 24 horas por dia, o trabalho nunca para. – Steven Moffat

Mark Gatiss, Martin Freeman, Benedict Cumberbatch e Steven Moffat: Sherlock
Mark Gatiss, Martin Freeman, Benedict Cumberbatch e Steven Moffat: Sherlock

Quando o público vai poder assistir à 4ª temporada de Sherlock? Você deixou um grande gancho no final da última temporada.
Nós vamos fazer um especial para ir ao ar em janeiro, e depois mais três episódios de 90 minutos em 2015. Mas não sei quando irá ao ar. Depende da BBC.

Se você tivesse que escolher entre Doctor Who e Sherlock, qual seria?
Eu não posso me afastar de Sherlock, porque é um projeto meu e do Mark. Se algum de nós sair, o programa acaba. E eu também não pretendo desistir de Doctor Who, mas se isso acontecer, eu quero entregar a série nas mãos de outra pessoa, não quero ser o último.

Eu não pretendo desistir de Doctor Who, mas se isso acontecer, quero entregar a série nas mãos de outra pessoa, não quero ser o último. – Steven Moffat

steven-moffat-01

Você pretende fazer algo mais autoral no futuro?
Sim, com certeza. Nos últimos anos, eu tenho lidado com personagens que não são meus. Talvez eu escreva um livro, ou uma peça, algo assim. Mas é algo que eu venho pensando em fazer, estou na televisão há muito tempo.

Quando está escrevendo, você pensa em estratégias para o mercado global, ou faz apenas para o público britânico?

Ótima pergunta. Eu não faço para nenhum dos dois, eu faço para mim. Você tem que escrever o que você acha interessante. Eu acho que faz sucesso no resto do mundo justamente por ser britânico. Quando estou assistindo a um programa americano, quero ver a cultura americana. É a forma mais barata de viajar.

Doctor Who Brasil no Apoia.se