Conheça a Doctor Who Experience em Cardiff com nossa correspondente internacional!

dest-doctor-who-experience-tati-oldfield-doctor-who-brasil

Nossa correspondente internacional foi na Doctor Who Experience em Cardiff e contou todos os detalhes pra gente!

Conhecendo a TARDIS de verdade com a Doctor Who Experience – por Tati Oldfield

Uma vez ao ano, a Doctor Who Experience oferece aos seus visitantes a oportunidade única de poder conhecer a TARDIS de verdade que é usada nas gravações da série. Quando fiquei sabendo da oportunidade, não hesitei em comprar meu ingresso e voltar a Cardiff mais uma vez neste ano. Para essa ocasião especial, resolvi fazer uma homenagem ao maravilhoso The Five(ish) Doctors Reboot (que teve partes filmadas na Experience e nos estúdios da BBC Wales) e fiz meu cosplay do Peter Davison no especial (com a camiseta que emula o uniforme do 5º Doutor).

Como comprar ingressos para a Doctor Who Experience?

Quando fiz minha visita em novembro passado, adquiri meu ingresso pelo site da Crowdsurge (http://www.crowdsurge.com/doctorwhoexperienceregeneration/), no qual é possível comprar ingressos agendados para até setembro de 2015 – recomendo comprar antes da vinda ao Reino Unido para posteriormente atrelar com a viagem até Cardiff (a cidade tende a ficar mais cara em termos de hotéis quando tem jogos de rugby na cidade, sempre bom verificar!). Tem uns ícones indicativos sobre quais tipos de ingressos estão disponíveis à venda (da Experience por si só, Experience com caminhada guiada para conhecer os lugares públicos em Cardiff onde DW foi filmada, e Experience + visita ao set da TARDIS). Os ingressos são vendidos por faixas de horários (de meia em meia hora), estes que se referem quando você pode dar entrada na aventura interativa que precede a visita a parte com os figurinos e afins. Recomendo comprar nos primeiros horários (entre 10 e 11:30 da manhã) para poder aproveitar a visita ao máximo sem correria do começo ao fim. Outro site que eu utilizei na minha primeira visita a DWE é o da See Tickets (http://www.seetickets.com/tour/doctor-who-experience). Ambos os ingressos podem ser impressos em casa e só trazer no dia!

Preços (corretos em 07 outubro de 2014 e sem taxa de agendamento):

Adultos: 14 libras (16 na porta, sujeito à disponibilidade)
Crianças de 5-16 anos: 9,75 libras (11,75 na porta, sujeito à disponibilidade), menores de 5 anos entram de graça.
Famílias: 41 libras (49 na porta, sujeito à disponibilidade)

Existem ingressos que incluem um kit de merchandise para todas as opções acima, que saem um pouco mais caro e trazem o guia da exposição/camiseta exclusiva/souvenirs (ingresso e certificado especial)/pulserinha da DWE. Os preços são os seguintes:

Adultos: 32,50 libras (37,50 na porta, sujeito à disponibilidade)
Crianças de 5-16 anos: 28,25 libras (33,25 na porta, sujeito à disponibilidade), menores de 5 anos entram de graça.
Famílias: 70 libras (82 na porta, sujeito à disponibilidade)

PARTE 1 – o set da TARDIS usada no seriado

Ao chegar na DWE, fomos caminhando até os estúdios da BBC Wales (Roath Lock) onde o seriado é gravado. Ao entrarmos no complexo, logo dei de cara com o principal corredor que liga o prédio principal aos estúdios, que podemos ver várias vezes no Five(ish) quando o trio Peter, Colin e Sylvester tentam escapar de serem pegos pelos seguranças do estúdios. Uma curta caminhada foi necessária para chegarmos ao estúdio 4, a sede permanente da TARDIS, e logo fomos recepcionados por dois guias que trabalham tanto na BBC Wales quanto na DWE.

2014-11-30 11.59.16

O que achei mais sensacional foi que a TARDIS em si não ocupa o estúdio inteiro, apenas metade. Um dos guias comentou que na outra metade do estúdio, várias cenas da 8ª temporada foram gravadas. A TARDIS por fora me lembrou uma piscina gigante redonda e bem funda feita de madeira, só que cheia de cabos de energia elétrica. No meu grupo tinham pessoas de todas as idades e de vários países. Quando falei que era do Brasil, um dos guias comentou que vem aumentando bastante o número de visitantes brasileiros na DWE, e comentei que tem a ver com o sucesso da série por aí nos últimos anos.

Para entrar, é necessário subir uma escada bem alta para podermos ter acesso a entrada principal da TARDIS. Dá para ver que temos algumas paredes pintadas em verde perto da porta, talvez para poder utlizar o efeito de chroma-key. Antes de entrar na TARDIS, tivemos a oportunidade de tirar fotos na porta, e confesso que foi algo bem surreal – eu ali prestes a entrar na TARDIS de verdade – e depois mais fotos com a porta quase aberta… ou seja, um belo aquecimento para o que viria depois.

Quando finalmente pudemos entrar na TARDIS… nossa, foi uma sensação indescritível. Luzes intensas por todos os lados, que dificultavam tirar fotos. O senso de profundidade entre os dois andares, a riqueza dos detalhes do cenário, o painel de comando. Você ficava totalmente perdido entre tirar fotos e poder aproveitar a experiência.

2014-11-30 12.08.41

Gostei muito de ver os quadros-negros cheios de equações gallifreianas e das estantes de livros espalhadas pelo primeiro andar (a guia comentou que é bem a cara do Doutor do Capaldi). Deu pra ver até o coração da TARDIS na parte inferior, seja olhando ao descer uma das escadas até passar por ela na saída.

2014-11-30 12.09.47

PARTE 2: a aventura interativa, figurinos e afins

Depois da visita ao set, foi hora de visitar a DWE regenerada já com o 12º Doutor (Peter Capaldi) no comando da parte da aventura interativa. Para quem curte Gallifrey e os Time Lords, logo na entrada tinham roupas utilizadas na série clássica e do Rassilon na nova. No térreo, a evolução da TARDIS (por dentro e por fora), desde 1963 até os dias de hoje.

2014-11-30 13.34.58

 

IMG_0926

 

Uma das partes que mais me marcaram foi ver o cantinho da BBC Radiophonic Workshop com vários gravadores de rolo e sintetizadores utilizados por eles para criar a trilha sonora da série. Já no segundo andar, coleções de Daleks e Cybermen, além dos uniformes de todos os Doutores já incluíndo a do Capaldi e sua TARDIS. Muitas coisas da 8ª temporada estavam presentes, como as roupas de Deep Breath, Into the Dalek, Robot of Sherwood, Listen e Time Heist.

IMG_0956

IMG_0971

IMG_0965 IMG_0966 IMG_0968

Quanto à loja, vários novos produtos foram adicionados para serem adquiridos pelos visitantes, com uma oferta bastante variada para todos os bolsos. Além disso, pude ver alguns visitantes fazendo cosplay do 10, 11 e  12, e uma das guias me contou que é super comum o pessoal vir à caráter visitar a DWE!

Em resumo: foi um dia bastante intenso e emocionante em todos os sentidos. Depois de visitar a TARDIS de verdade e ver um episódio da última temporada logo depois… a sua percepção muda completamente, porque agora eu pude ver com meus próprios olhos a verdadeira TARDIS. Quem tiver a oportunidade de poder vir para Cardiff e pegar a visita ao set… vale muito a pena!