Sherlock só retorna em 2016

dest-steven-moffat-benedict-cumberbatch-matt-smith-sherlock-doctor-who-brasil

A série Sherlock, da BBC, só vai retornar às telinhas em 2016. E aí você pergunta “e daí? Esse é um site sobre Doctor Who”. Acontece que as duas séries estão intrinsecamente relacionadas, já que Steven Moffat é o showrunner das duas (em Sherlock, ele trabalha em co-autoria com Mark Gatiss).

A notícia do retorno de Sherlock para daqui a dois anos deixou as cumberbitches atacadas. Afinal, elas teriam um hiato de dois anos de sua série favorita, algo inconcebível quando pensamos no mercado de séries americano – porém, um pouco mais OK de aceitar quando lembramos que vários filmes de super-heróis anunciados hoje em dia só vão estrear daqui vários anos (Os Vingadores 2, por exemplo, só estreia em 2015). A razão é que essas coisas demoram, mesmo. Não tem jeito: se você quer algo de qualidade, vai ter que esperar o tempo da coisa ficar pronta.

sherlock2

Mas essa notícia também impacta – e muito – o futuro de Doctor Who. Com duas séries nas costas, fica difícil conciliar tanto volume de trabalho. Além de escrever roteiros, Moff também supervisiona toda a equipe de produção, os outros roteiristas, cuida dos atores, figurinos, locações… tudo tem que passar pelo crivo do showrunner.

Para completar, estamos no início de uma nova era na série, a Era Capaldi, que segundo alguns, já está “atrasada demais”. Ora, 2013 viu a comemoração dos 50 anos da série, com um especial de uma hora e meia de duração com exibição em cinemas de todo o mundo – inclusive o Brasil. É desumano pedir uma nova temporada em abril com um novo Doutor (lembrando que tivemos uma temporada de Sherlock esse ano). O jeito é esperar até agosto/setembro para a estreia da 8ª temporada.

E se Sherlock só volta em 2016, isso pode significar que Moffat quer estrear logo a 9ª temporada de Doctor Who em 2015, talvez até mesmo em abril, para que os fãs do programa mais famoso da TV britânica não sofram tanto quanto esse ano com toda essa demora. Daí a querer partir para a produção de Sherlock só lá pro meio de 2015, para que a 4ª temporada estreie em janeiro de 2016.

Além disso, ele e Gatiss já confirmaram uma 5ª temporada de Sherlock. E Doctor Who não parece que vai acabar tão cedo – ela é a franquia mais lucrativa da BBC. Até quando uma série vai depender da outra?

O próprio Moff se pronunciou a respeito. “Não sabemos de nada de antemão. Se a gente não tivesse curtindo, ou se não houvesse mais nada de interessante a fazer, a gente iria parar. Mas ainda não chegamos a esse ponto”.

Entre desistir de um série ou de outra, ele preferiria ficar com Sherlock. “Eu conseguiria fazer só Sherlock por um tempo – por um bom tempo. O fato de que ela é feita ocasionalmente significa que não estamos atrapalhando a agenda de ninguém”.

Ele ainda completa: “Eventualmente eu vou parar de fazer Doctor Who, porque é ela que me impede de fazer outras coisas. Mas Sherlock não prejudica minha agenda e a dos outros envolvidos. Então eu imagino que podemos fazer Sherlock com frequência por vários anos, em vez de menos vezes durante menos tempo”.

É sabido que Doctor Who tem a tradição de se renovar com novos atores, Doutores e claro, produtores e showrunners. Ela tem a sorte de não pertencer a ninguém – ou se pertence a algo, é à cultura britânica. É assim que ela tem se mantido no ar há 51 anos e assim deve permanecer.

tumblr_n06oizSFHx1sw4g05o1_1280

Boatos sobre a saída de Moffat estão aí pela internet há tempos. Já há inclusive nomes preferidos da galera, como Neil Gaiman e Richard Curtis. Enquanto nada é oficialmente confirmado, essa entrevista no mínimo provoca um certo alívio de saber que a série irá se renovar, como faz parte de sua essência. Já são cinco anos no cargo, afinal de contas (se contarmos as temporadas 8 e 9).

Se Capaldi permaneceria ou não com um novo showrunner, é difícil (e prematuro) dizer. Aliás, isso já é assunto para um outro post… em breve! 😉