Conheça os Doutores da série clássica!

Quando a gente termina de assistir as seis temporadas de Doctor Who e lembra que a próxima só começa em setembro, recorremos à série clássica. Mas muita gente ainda não sabe reconhecer muito bem aqueles 8 caras completamente diferentes entre si. A gente te ajuda a identificar um por um!

Doctor #1: William Hartnell (1963-1966)
Bio: Ele foi o primeiro ator a interpretar o Doctor. Só que ele já tava ficando bem velhinho, e aí inventaram uma belíssima desculpa pra trocarem de ator: a regeneração! Ele era tão velho que faleceu já faz um tempão, em 1975. Ficou 3 anos no papel.
Características: Dizem por aí que ele é rabugento e teimoso. O cabelo é compridinho, branco e pra trás, e a maioria das imagens que você vai encontrar dele é em preto e branco, exceto as capas dos DVDs lançados com as temporadas dele, que vêm coloridinhas.

***

Doctor #2: Patrick Troughton (1966-1969)
Bio: Também já falecido (em 1987), ele foi escolhido pelo próprio Hartnell para sucedê-lo, e sua maior inspiração para interpretar o Doctor foi Charles Chaplin (!). Ele saiu da série 3 anos depois, por medo de ficar estereotipado pelo papel. É o primeiro a ter seu rosto na abertura.
Características: Ainda em preto e branco, o Doctor #2 era mais fofinho e compreensivo, conhecido como “Cosmic Hobo”. O cabelo é de tigelinha. Ele tinha mania de se fingir de bobinho quando na verdade já tinha tuuuudo planejado. Esperto! Ah, ele também adorava tocar flauta (!) e foi o primeiro a usar uma sonic screwdriver.

***

Doctor #3: Jon Pertwee (1970–1974)
Bio: Ele pediu para o agente dele tentar um teste para entrar na série, e descobriu que era a segunda opção dos produtores. Ficou 5 anos no papel e também já morreu, em 1996.
Características: O primeiro Doctor da era da televisão colorida era todo trabalhado nas novas tecnologias, tipo os automóveis Bessie e Whomobile. Ele é o Doctor que ficou exilado na Terra após o julgamento dos timelords. Usava sempre um casaco de veludo vermelho ou preto e o cabelo é grisalho com esse topetinho.

***


Doctor #4: Tom Baker (1974–1981)
Bio: É o ator que ficou mais tempo na série até hoje: 7 anos. Ele teve um infância pobre e ficou no monastério por 6 anos para ser padre antes de partir pra carreira de ator. Curiosidade: ele adorou o David Tennant no papel (!).
Características: Absolutamente impossível você nunca ter se deparado com esse Doctor, o mais famoso e mais querido da série clássica. Cachecol colorido, cabelos encaracolados, chapéuzinho, sobretudo marrom… o campeão dos cosplayers! Ele também é dono do bordão “Would you like a jelly baby?”. Definitivamente o mais excêntrico de todos!

***

Doctor #5: Peter Davison (1981–1984)
Bio: Ele foi o primeiro Doctor do David Tennant. Ele é o pai da Georgia Moffett, a mulher do Tennant e a atriz que fez a “Doctor’s Daughter” na série moderna. Ele foi o ator mais jovem (até então) a interpretar o Doctor: na época ele tinha 29 anos. Seguiu o conselho de Patrick Troughton (o primeiro Doctor dele) e saiu da série 3 anos depois, com medo do estereótipo também. Ele voltou para o papel no especial Time Crash de 2007, com o genro David Tennant.
Características: O chapéu ficou mais branco, no estilo Panamá. As roupas também, com detalhes em vermelhinho. O visual é inspirado no uniforme antigo de críquete. Na personalidade, ele era bem mais quietinho e não era muito de enfrentar os outros, tomando uma atitude mais passiva e deixando as companions no comando. Apesar disso era muito corajoso. É considerado o Doctor mais gacto da série clássica.

***

Doctor #6: Colin Baker (1984–1986)
Bio: Não era parente de Tom Baker. Enfrentou um hiato de um ano e meio da série, uma decisão da BBC, que achava que o programa estava violento demais. É o ator que ficou menos tempo na série clássica, excetuando Paul McGann que só fez o filme (Eccleston ficou um ano só, mas na série moderna).
Características: Visual muito colorido e estapafúrdio (ah, os anos 1980). Não usa screwdriver. Tem pontos de interrogação na gola da camisa. Ele era egoísta e se achava a melhor regeneração até então. Dizem que ele é o mais inteligente só porque conseguiu consertar o Chameleon Circuit da Tardis. Também gostava muito de gatos. Costuma ser apontado como o menos querido do público.

***

Doctor #7: Sylvester McCoy (1987–1989, 1996)
Bio: Teve que filmar a cena da regeneração de peruca porque Colin Baker se recusou a fazer. Foi o último a ter seu rosto na abertura da série.
Características: No começo ele era fofo, mas depois ficou todo manipulador e escondia o que sabia (tipo o Doctor #2). Tinha sotaquinho escocês e não gostava do uso de armas e violência. O visu era bem britânico, com um chapéuzinho e usava um guarda-chuva, com um colete cheio de pontos de interrogação. Foi o Doctor que “fechou” a série clássica.

***

Doctor #8: Paul McGann (1996)
Bio: O ator só pôde viver o Doctor por uma hora e meia, no filme lançado para a TV e voltado para o público americano. Por muito tempo não foi considerado canon. Mas o ator tem o maior orgulho do personagem e já gravou zilhões de audiobooks, além de marcar presença em vários eventos para o público whovian.
Características: Conhecia várias personalidades da história e gostava de contar às pessoas sobre seu futuro. Seu cabelo é enroladinho (na verdade é uma peruca). Carrega um relógio e usa um terno de veludo.
Guia de Compras de Produtos de Doctor Who

Thais Aux

Thais Aux é jornalista e tradutora. Começou a ver a série em 2011, quando criou este site! Doutor favorito: 10º. Companion favorita: Rose Tyler. Vilão favorito: Daleks!

16 comentários em “Conheça os Doutores da série clássica!

  • 28/02/2012 em 4:25 PM
    Permalink

    Ah, que legal! Se sabe que eu sou todo enrolado com os doctors, gostei de saber mais um pouquinho de cada um. Eu gosto do 8º; queria que ele tivesse feito pelo menos alguma temporada na série moderna.

    Resposta
  • 28/02/2012 em 8:12 PM
    Permalink

    Suas lindas! Esse post eh demias delindo! Amo o Hartnell, meu doctor da classica, e isso me lembra q eu tenho q voltar a ver hahaha.

    Resposta
  • 28/02/2012 em 10:40 PM
    Permalink

    Quem nunca viu a série clássica e conheceu esses doutores maravilhosos *-* Eu amo cada um deles

    Resposta
  • 29/02/2012 em 10:02 AM
    Permalink

    Também amo cada um deles, e, como quase todo mundo, acho o Tom Baker o máximo. Mas confesso que tenho uma quedinha pelo Sylvester, que tem um jeitinho nonsense irresistível!

    Resposta
  • 04/03/2012 em 8:53 PM
    Permalink

    Comecei a ver a série clássica há alguns meses e ainda estou no primeiro Doctor e na primeira temporada, mas é muito legal! 🙂 Um dia termino tudo. Quem é fã da série atual e nunca viu a clássica devia tentar!

    Resposta
  • 04/03/2012 em 9:56 PM
    Permalink

    Já faz um tempo que estou com vontade de ver a série classica. Ainda estou terminado de ver a série moderna. Cada dia amo mais Doctor Who. Excelente post.

    Resposta
  • 15/09/2012 em 6:06 PM
    Permalink

    Sou apaixonada por todos os doutores, apesar de ter de admitir que tenho uma fixação um pouco maior por david tenant , matt smith e paul mcgann. Acho também John Pertwee o máximo porque ele fez o dr se tornar mais ágil e heróico.Podia ter a idade que tinha mas brigava bem demais…Mas adoro todos eles. Não gostaria porém que o próximo doutor fosse uma mulher, porque acho que tira um pouco das possibilidades ( o que poderiam fazer é colocá-lo em um episodio num corpo de mulher, mas acho que o pessoal de Gallifrey não mudava de sexo…)sou uma garota, prefiro olhar os meninos droga, e principalmente porque as companions são muito legais (estou triste pela rose até agora) .Obrigada pelos posts, são muito legais. Adorei os papeis de parede da nova temporada.

    Resposta
  • 15/09/2012 em 6:22 PM
    Permalink

    Quem ainda não viu procura no youtube o David Tennant cantando com os The Proclaimers e todo o elenco da serie em 2008 a musica: 500 miles. é nota 1000!
    watch?v=FPKgPB80jNA

    Resposta
  • 24/10/2012 em 10:17 PM
    Permalink

    Nossa gostei muito desta postagem alem disso vai sair novos episodios! love love doctor who !

    Resposta
  • Pingback: Retrospectiva: os melhores posts do Doctor Who Brasil em 2012! | Doctor Who Brasil ::: Tudo sobre os 11 Doutores, companions, série clássica e muito mais! Allons-y!

  • 06/04/2013 em 6:02 PM
    Permalink

    Brilliant esse post. Que tal fazer um das companions da série clássica e uma com os antigos modelos da chave de fenda sônica.please!

    Resposta
  • 16/06/2013 em 3:59 AM
    Permalink

    Hahaha, muito engraçado o estilo do artigo, adorei!
    Parece que está falando com uma criança de 5 anos:
    “Ele era bem velhinho, tão velho que morreu faz um tempão”, hahahaha!
    “O cabelo é de tigelinha/enroladinho”, hahaha!

    Parabéns!

    Resposta
  • 05/08/2015 em 11:01 PM
    Permalink

    legal euamo o doctor e os atores sao ums gatos

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*