Dossiê DWBR: “Com que roupa eu vou?” Revisitando o guarda-roupa do Doutor

Com que roupa eu vou? Pro samba Pra TARDIS que você me convidou…

Bom dia/Boa tarde/Boa noite, você que também demora pra se arrumar!

Como já de praxe na série, a cada regeneração, o Doutor, além de exibir um novo rosto, muda completamente o guarda-roupa.

E agora com a espera da 8ª Temporada, muita gente está curioso, imaginando as infinitas combinações que o 12º pode ter de roupas.
A gente preparou uma excursão pelo guarda-roupa dos Doutor nos últimos 50 anos. Vamos lá! Braços e pernas pra dentro do carrinho, e segure na barra de segurança

Primeiro Doutor

O primeirão usava roupas num estilo clássico de moda  (ahn? ahn? Clássico?) .

PrimeiroDoutor1

Apesar de não ser toda hora, ele usava um barrete e uma capa pra acompanhar.

PrimeiroDoutor2

E se você acha que Stetsons só eram legais pro 11º…

PrimeiroDoutor3

Segundo Doutor

O 2º Doutor usava roupas que pareciam roubadas de um brechó, em que o antigo usuário era sem dúvida maior do que ele (o que não era lá muito difícil). Calças largas, terno sobrando nas mangas, camisa amarrotada, botas surradas, gravata presa com um grampo de fralda…esse cara sabia o que era conforto!

SegundoDoutor1

Além da incrível escolha de roupas padrão, ele por vezes era visto usando a boa e velha Cartola-de-chaminé.

SegundoDoutor2

Terceiro Doutor

O guarda roupa do vovô-garoto espacial era completamente diferente de seu antecessor. No lugar do estilo largo e largado, essa versão do Doutor era o mestre do veludo! Talvez devido às cores chegando na série, as roupas do 3º tinham inúmeras cores.
Verde-Oliva, Azul Marinho, Vinho, Preto… A gravata borboleta (pra lá de grande) era legal, mas opcional.

TerceiroDoutor1 TerceiroDoutor2 TerceiroDoutor3

Além disso, ele usava às vezes uma capa marrom xadrez. Puro bom gosto.

TerceiroDoutor4

Quarto Doutor

4 metros de cachecol. 4 METROS!
O 4º Doutor teve mais tempo do que todos os outros pra trocar e re-trocar de roupa. O chapéu não era obrigatório, mas O cachecol sempre era, obviamente.

Passando da versão com colete e gravata…

QuartoDoutor1

Pela versão de colarinho aberto alá amante latino…

QuartoDoutor2

Pro vinho muito louco! (e com o cachecol ainda maior! Se é que isso era possível…)

QuartoDoutor3

Quinto Doutor

O amante de críquete usou o visual mais leve de todos os Doutores. O 5º usava roupas claras e abria mão completamente do uso de sapatos ou botas…Tênis, meus caros! Conforto acima de tudo!

QuintoDoutor1

Pela última temporada as roupas sofreram uma leve alteração, com o colete ganhando um detalhe a mais na gola e as calças passando do bege para o salmão listrado.

Sexto Doutor
Não, isso não é uma paleta de escolha de cores da Suvinil da loja de tinta mais próxima da sua casa. É só a roupa do Doutor mais rabugento ao longo desses 50 anos.
Em contraste com a personalidade ranzinza dessa versão do Doutor, as roupas tinham praticamente todas as cores que o olho humano (e gallifreyano) consegue captar.

SextoDoutor1

Tiveram dois episódios ontem o Doutor era visto com diferenças na roupa.

O modelito com capa

SextoDoutor2

E uma versão para o verão espanhol

SextoDoutor3

Ah, uma coisa legal é que em alguns áudios (e um websódio animado) o Doutor abriu mão da versão multi-colorida da roupa pra usar uma versão azul da roupa.

SextoDoutor4
Sétimo Doutor
Interrogações nunca são demais. O 7º Doutor que o diga!

O senso de moda do Sétimo Doutor também foi um dos melhores. O colete amarelo de interrogações é sem dúvida um dos pedaços de roupa mais icônicos do personagem, empatando com o cachecol, sem dúvida.
Uma teoria legal sobre as roupas do 7º refletem diretamente a persona do Doutor.
Nas suas primeiras temporadas o terno mais claro é diretamente proporcional a personalidade até então mais leve do Doutor.

SétimoDoutor1

Depois de certo tempo, o Doutor começa a mostrar aspectos mais sombrios de personalidade, aí ele começa a usar um terno mais escuro.

SétimoDoutor2

Já na versão do Filme, o Doutor está mais calmo, menos espalhafatoso e num visual mais sério. E é aí que o colete de interrogações diz adeus…

SétimoDoutor3

Oitavo Doutor

Aí você pensa “ah, que gosto extraordinário tinha o 8o Doutor por usar roupas tão elegantes” e então você descobre que a seda e o veludo não passava de uma fantasia e festa de virada de ano que o Doutor roubou logo após fugir desmemoriado do mortuário, e os sapatos (apesar de perfeitos) eram de segunda mão ou de segundo pé, sei lá

OitavoDoutor1

Bem, fantasia ou não, o doutor galã de Paul McGann gostou das roupas, sabendo que ele manteve o mesmo modelo por muito tempo mesmo depois do filme, variando apenas a cor por um período…

OitavoDoutor3

Quando o Doutor já tinha desistido dos cachos e resolveu se aventurar no meio da 1ª Guerra, ele mudou totalmente o guarda-roupa! Couro azul, bolsa de carteiro para levar mantimentos, e uma screwdriver feita um corpo de madeira…

OitavoDoutor2

Depois de sabe-se lá quanto tempo ele voltou em parte as origens, abrindo mão do couro (pelo menos por ora) e também de toda a elegância…ERA A GUERRA!

OitavoDoutor4

Guerreiro

A roupa do Doutor-que-não-era-Doutor era, como já era de se imaginar, preparada para a guerra. Além da jaqueta de couro e das botas, essa versão do Senhor do Tempo usava também uma espécie de bandoleira, onde guardava inclusive sua screwdriver (afinal de contas, como todos sabemos, bandoleira é uma coisa essencial pra um combate. Se ele tivesse no meio da Guerra e encontrasse alguém ferido ele ia pegar a screwdriver e fazer o quê? Jogar no chão? Enfiar… bem, deixa pra lá, todo mundo sabe da importância de uma bandoleira)-. Ah, e só pra não deixar o estilo de lado, junto do par de botas iam um aparato digno de Tio Patinhas, as boas e velhas polainas!

Guerreiro

Nono Doutor

Com leves variações da roupa da encarnação anterior, o Doutor de Christopher “não apareço em especiais de 50 anos” Eccleston sem dúvida era um que pensava em praticidade.
Jaqueta de couro (daquelas que já viu dias melhores), camisa em gola V, calça e botas de couro. Fim. Fácil pra correr e ainda dava todo um estilo de bad boy espacial que o Doutor com mais traumas de guerra precisava.

Film Title: Doctor Who - Christopher Eccelston.

Décimo Doutor

DW-Promotionals-david-tennant-10879045-1406-1988

Terno, gravata, um belo sobretudo e TÊNIS! “Olha pra mim, eu estou usando tênis!” Sim, de todos os calçados já usados pelo Doutor, essa foi a escolha mais sensacional. All Stars combinando com a roupa era exatamente o que o magrelo de cabelo espetado do 10º Doutor precisava pra mostrar pro mundo o quão descolado ele era! Revisitando de leve sua encarnação prévia favorita (a 5ª)!
A escolha de roupas do 10º era sempre a mesma, com o terno abotoado, a camisa não completamente fechada e gravata (que variava bastante até) frouxa. Variando do Azul com risca de giz laranja, pro Marrom com listras azul-claro (abaixo), e vez ou outra um smoking com all stars pretos pra combinar.

David-as-The-Doctor-david-tennant-694333_1024_768

11º Doutor

Escolhendo as vestes diretamente de um armário de hospital, o vovô no corpo de moleque apostou no item que o tornou conhecido: as gravatas-borboleta, acompanhadas de suspensório e sapato com ponta.

who623d

Após o adeus aos Ponds, ele apostou em uma roupa diferente para o Natal, com tons escarlate de veludo (oi, Pertwee!), mas essa ainda não seria sua roupa final…

tumblr_mej5trhWvt1qijoeyo1_1280

Finalmente, com vestes que incluíam um colete e casaco em tons lilás, o 11º se despediu da gente (mas não sem antes envelhecer um bocado!).

DOCTOR WHO SERIES 7B EPISODE 2

12º Doutor

O figurino de Peter Capaldi ainda não foi revelado e continua sendo uma incógnita. Especulações tomam conta da internet, com cada um opinando sobre como deverá ser a nova vestimenta do Time Lord. Enquanto a BBC não libera a foto oficial, podemos sonhar com possíveis looks…

Curiosamente, a única imagem que temos do 12o na série, tirando a dele com as roupas de seu antecessor, é a dele usando um belo pijamão…

Capaldi Pijama

Aliás, algo familiar?

revisitando-o-look-pijama

A verdade é que não existem limites para o jeito que pode vir a ser o figurino de Capaldi no que está por vir…

Doctor Who
Simples demais?
11491143745_7240d99f1c_o
Cachecol demais?
tumblr_mugcbjlryv1r9xesto1_500
Senhor do Tempo demais?
capaldi
Nota: Como eu queria que fosse algo como a roupa desse senhor…

Mas e aí, qual é a aposta de vocês para o look do 12? Compartilhe com a gente!

Doctor Who Brasil no Apoia.se