Crítica: Orgulho e Preconceito e Zumbis com Matt Smith

“É uma verdade universalmente aceita que um zumbi, uma vez de posse de um cérebro, necessita de mais cérebros.” Assim começa o filme Orgulho e Preconceito e Zumbis – baseado no livro de Seth Grahame-Smith, lançado pela Intrínseca – que promete trazer a clássica história de Jane Austen, com apenas um detalhezinho de diferença: o mundo de Lizzy Bennett (Lily James) foi infestado por zumbis. Dessa forma, as família tiveram que mandar seus filhos para treinar artes marciais. Os ricos foram para o Japão; os pobres, para a China. Assim, Lizzy se tornou uma Mestre Shaolin, ao lado de suas irmãs (!).

Quem está familiarizado com a história verá que tudo acontece da mesma forma que o original: Bingley (Douglas Booth) e Darcy (Sam Riley) – que agora é Coronel – chegam à região; a Sra. Bennett empurra a pobre Jane (Bella Heathcote) para os braços do ricaço; Lizzy e Darcy se odeiam desde o começo, etc.

Porém, há algumas diferenças. Por exemplo: no primeiro baile, eles são atacados por zumbis. As garotas Bennett salvam o dia, acabando com as criaturas nojentas (aviso: o filme é BEM gráfico e detalhista!), enquanto os garotos… apenas observam! #girlpower

Matt Smith em Orgulho e Preconceito e Zumbis

Mas o destaque fica por conta do Sr. Collins – ou melhor, Pastor Collins – interpretado pelo nosso Matt Smith. Quem conhece o personagem, sabe que ele é primo das garotas Bennett, e para que elas fiquem com a casa, uma delas deve se casar com ele. Porém, o sujeito é desengonçado, se acha a última bolacha do pacote e vive em função da influência que ganhou de Lady Catherine de Bourgh (a maravilhosa Lena Headey, a Cersei de Game of Thrones).

Pois bem. Quando Matt entra em cena, tudo muda. Ele é o alívio cômico do filme. Sua expressão corporal é bem parecida com a do Doutor, cheio de trejeitos, desengonçado, e não percebe o quanto está sendo inconveniente. Durante o baile, seu jeito de dançar lembra bastante as cenas do casamento de Amy e Rory no final da 5ª temporada. Sensacional!

Confira os cartazes e imagens do filme! 

Ele tem bastante tempo de tela e interage com diversos personagens, como o Sr. Bennett (Charles Dance), o próprio Darcy, Charlotte (com quem eventualmente se casa), entre outros. Sua presença ilumina a cena e dá um toque todo especial para quem é fã de Doctor Who – como a gente!

Outro destaque interessante é a famosíssima cena em que Darcy se declara para Lizzy. O texto é igualzinho ao original. Porém, há um temperinho a mais que faz toda a diferença. Quem assistir, saberá!

Do meio para o fim do filme, o pano de fundo zumbi ganha mais destaque. O Capitão George Wickham foge com Lydia para além do “Entremeio”, que divide o interior com a cidade de Londres, infestada de zumbis. Lizzy não pode deixar a irmã sozinha com alguém que ela já descobriu ser mau caráter após a carta de Darcy. Portanto, ela e Jane vão para o meio do campo de batalha, e mais uma vez ajudam os garotos a acabar com os zumbis.

Não vou revelar mais além disso. Há muitas surpresas nesse filme que diferem do original, tanto em relação aos outros personagens quanto ao próprio Matt Smith. Para quem gosta de Jane Austen, zumbis, e das duas coisas, é um prato cheio! Não deixem de conferir!

Orgulho e Preconceito e Zumbis estreia hoje nos cinemas de todo o Brasil!

Confira o trailer de Orgulho e Preconceito e Zumbis!

Curiosidades

– Matt Smith conheceu a atual namorada, Lily James, por causa desse filme. Awn! Olha aí os dois na premiere! <3 <3

Matt Smith Lily James Doctor Who Brasil

– A Funko lançou os bonecos do filme e está UMA GRAÇA! Confira!

Matt Smith Funko Orgulho Preconceito Zumbis Collins Doctor Who Brasil Funko Orgulho Preconceito Zumbis Doctor Who Brasil

Guia de Compras de Produtos de Doctor Who