Tudo o que você precisa saber sobre Shada, o roteiro perdido de Douglas Adams para Doctor Who!

Shada-Dest

Compre agora o livro Shada!

No ano passado, a editora Suma de Letras anunciou o lançamento do livro Shada traduzido para o português, para a alegria dos fãs de Doctor Who! Mas afinal, o que é Shada?

Shada é um episódio que Douglas Adams escreveu para a série clássica de Doctor Who em 1979, na época do 4º Doutor e Romana II (Tom Baker e Lalla Ward). Infelizmente, o episódio nunca foi ao ar. Ah, você deve conhecer o escritor Douglas Adams da série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias” – se não conhece, vai conhecer, é demais 😀

Algumas partes do episódio chegaram a ser gravadas no campus da Universidade de Cambridge (chique!), e inclusive um desses clipes aparece no especial The Five Doctors.

Shada conta a história de um Time Lord chamado Professor Chronotis, que se refugiou na Terra. Ele sofre a perseguição de Skagra, que está em busca do livro The Worshipful and Ancient Law of Gallifrey. Esse livro é a chave para Shada, um planeta que serve como uma prisão dos Time Lords tipo Azkaban.

Shada-Doctor Who-3

O roteiro foi transformado em prosa pelo autor Gareth Roberts, que escreveu diversos livros durante o período de hiato da série, além de ser o responsável pelos roteiros dos episódios “The Shakespeare Code”, “The Unicorn and the Wasp”, “Planet of the Dead”, “The Lodger” e “Closing Time”.

Douglas Adams ainda escreveu o roteiro de mais dois arcos de Doctor Who que foram televisionados: City of Death (sob o pseudônimo de David Agnew) e The Pirate Planet.

Curiosidade 1: O episódio foi refeito, mas desta vez com o 8º Doutor ao lado de Romana II e K9 e em versão audiodrama com Paul McGann e Lalla Ward. Mais tarde esse foi animado e transmitido como um websódio pela iBBC. O começo do episódio era, é claro, ligeiramente diferente para poder situar a aventura não sendo do 4º Doutor.

Shada-Animação

Uma outra versão em fita VHS (!!!) foi lançada em 1992, com Tom Baker narrando as partes que faltavam. Além disso, Lalla Ward também gravou o livro de Gareth Roberts em formato de audiobook em 2012.

Curiosidade 2: Douglas Adams faleceu aos 49 anos, em 2001, devido a um ataque cardíaco. Ele era amigo próximo de Neil Gaiman, que roteirizou os episódios The Doctor’s Wife e Nightmare in Silver, além de ser o responsável pela série de quadrinhos Sandman e diversos livros em prosa.

neil gaiman douglas adams bffs

Curiosidade 3: Tom Baker e Lalla Ward foram casados por um ano e meio, logo após saírem de Doctor Who, mas não deu certo. Hoje ele é casado com outra mulher e vive feliz no interior da Inglaterra com seus bichinhos e suas plantas.

Doctor Who Brasil no Apoia.se