[Crítica] O Exterminador do Futuro – Gênesis, com Matt Smith

dest-matt-smith-exterminador-futuro-genesis
Só pra constar, ele não aparece assim em NENHUM momento do filme!

Confira nossa crítica do filme O Exterminador do Futuro – Gênesis, que tem Matt Smith no elenco

Na 3ª feira, nós (Thais e Freddy) participamos da cabine do filme O Exterminador do Futuro – Gênesis. Nosso interesse pelo filme já era grande: somos fãs dos filmes originais e de viagem no tempo (isso sem falar ser fã do Schwarza, claro). Mas ainda havia outro motivo: Matt Smith está no elenco do filme. O papel dele estava envolto em mistério, mas agora nós revelamos esse segredo!

ALERTA DE SPOILER: essa crítica contém detalhes de algumas cenas do filme!

Para começar, o filme é um prato cheio para fãs de Doctor Who e viagens no tempo em geral. Aqui, Arnold Schwarzenegger volta no emblemático papel de T-800. Dessa vez, ele foi enviado do futuro para cuidar da Sarah Connor ainda jovem – a atriz inglesa Emilia Clarke, a Daenerys Targaryen, Filha da Tormenta, a Não Queimada, Mãe de Dragões, Rainha de Mereen, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Senhora dos Sete Reinos, Khaleesi dos Dothraki, a Primeira de Seu Nome, de Game of Thrones, que está absolutamente brilhante no papel (e sem sotaque!).

Matt Smith e Emilia Clarke no elenco de O Exterminador do Futuro - Gênesis
Matt Smith e Emilia Clarke no elenco de O Exterminador do Futuro – Gênesis

Ao entrarmos no “segundo ato” do filme, nos vemos em 1984, assim como no primeiro Terminator. Vemos MUITAS cenas que nos levam de volta ao começo da franquia. Para quem é fã, dá uma empolgação maravilhosa! Revivemos a cena do primeiro T-800 (que tem o rosto e as medidas exageradas do Schwarza Mister Olympia 1980) chegando em Los Angeles, com direito a raios saindo do nada e punks sendo intimados a darem as roupas para o ciborgue assassino.

Caímos então em uma das cenas de ação mais legais do filme inteiro (pelo menos para o Freddy): o primeiro embate com o T-800… só que ao invés de vermos Kyle Reese no meio do quebra-pau, temos OUTRO T-800! Sim, senhoras e senhores, temos uma cena de pancadaria robô entre Schwarzenegger velho vs Schwarzenegger novo!

Pois é, estamos em um 1984 completamente diferente do que vimos no primeiro Terminator. Sarah Connor não é só uma garçonete bobinha que não sabe de nada, mas sim uma Badassmothafucka que parece retirada do segundo filme! E falando em Terminator 2, parte do filme temos um T-1000 como antagonista, e o T-800 não é a ameaça, mas sim o guardião cibernético de Connor. E assim como foi para John Connor no antigo filme, o exterminador serve de figura paterna, mas dessa vez à sua mãe Sarah.

Timestreams e paradoxos são temas presentes nessa nova realidade alternativa, antes de Sarah e Kyle se conhecerem e terem seu famoso filho, John Connor – que também está um pouquinho diferente de suas versões anteriores.

O que vem depois é uma mistura de viagem no tempo e ação, tudo com um toque de anos 80 e com o Schwaza brilhando muito no papel principal. Vale muito a pena conferir!

Mas… e o Matt Smith?

Matt Smith na capa da revista Entertainment Weekly
Matt Smith na capa da revista Entertainment Weekly em novembro do ano passado

Pois bem. Quem quer ver o Matt no filme, não espere muita coisa: ele tem por volta de 10 falas (se muito) no filme inteiro. Aparece em sua versão “humana” umas três vezes, e nas outras cenas, ele é a “personificação” da Skynet. Sim, dessa vez vemos a tão temida Skynet, que nos outros filmes nunca teve um rosto, tendo um corpo físico. Andando, falando, e claro, despertando a fúria das máquinas, como já era esperado.

Há ainda outro fato curioso: nos créditos, ele aparece como Matthew Smith, o que levanta a questão do por quê dele estar usando esse nome ao invés do nome pelo qual já é conhecido. Será que ele está tentando se distanciar do estereótipo de Doctor Who?

Para quem for assistir, reparem que Matt Smith está nessa cena
Para quem for assistir, reparem que Matt Smith está nessa cena

Ainda relacionado a nomes, seu personagem aparece como Alex – isso porque, nas primeiras cenas em que aparece (acima), ele está disfarçado de um soldado, que provavelmente tem esse nome, e não como a Skynet propriamente dita. Mas no final, ele aparece de forma digitalizada, o que até lembra um pouco o episódio Nightmare in Silver, onde ele coloca para fora seu lado vilão-cibernético!

Como já temos a confirmação de que a franquia terá ainda dois filmes, fica a dúvida se ainda veremos de onde a Skynet tirou esse rosto para si. Será que existiu um Alex em algum momento, que serviu de base nos bancos de dados da Inteligência artificial? Ainda não sabemos. O jeito é esperar pelos próximos filmes – e de preferência, com mais destaque para o Matt!

Doctor Who DVD 5 temporada comprar