Conheça os tributos da BabelColour à série

Bom dia/Boa tarde/Boa noite, galerinha bonita!

Então, uma coisa legal em fandoms são os music videos, né não? Pois bem, existe um canal no Youtube chamado BabelColour que faz um trabalho incrível no que se trata de tributos ao nosso tão querido Senhor-do-Tempo. Existem vídeos de tributos para cada uma das versões do Doutor (Do 1 ao 10º só, na verdade), cada uma delas com uma música que genialmente combina com a personalidade de cada Doutor!
Enfim, menos papo e mais música \o/

1º Doutor – In ’64

O Primeiro Doutor, apesar de tecnicamente ser o mais novo de todas as versões do Doutor, era um velho…mas velho mesmo, tipo de usar bengala, ser rabugento e tudo mais. Mas como todo senhor de idade, ele tinha lá seu lado carinhoso e vovô-style. “Back in ’64” é uma música de uma banda inglesa chamada The Rutles. A letra fala basicamente sobre um senhor já idoso, que ao ver sua TV em preto-e-branco se emociona ao relembrar sua juventude. Fala sério, combina ou não?

2º Doutor – The Littlest Cosmic Hobo

Quando o Doutor regenerou a primeira vez, ele passou de um estilo completamente conservador para um totalmente largado de se vestir. Calças notoriamente maiores do que deveriam ser, terno com espaço pra no mínimo mais meio Doutor, botas surradas e por aí vai…Tudo isso, rendeu a segunda versão do nosso Senhor-do-Tempo o título de “The Cosmic Hobo” (ou “O vagabundo cósmico” –  o termo “hobo” era dado à sem tetos que viviam, mais comumente, em vagões de trem clandestinamente, que vagavam praticamente sem rumo certo no século 19). Maybe Tomorrow. a música escolhida para o 2º Doutor é na verdade um tema de uma antiga série canadense sobre um cachorro que andava sem rumo e em cada episódio acabava fazendo um amigo e/ou salvando alguém (não necessariamente nessa ordem). “Every stop I make, I make a new friend, can’t stay for long, just turn around and I’m gone again” (Cada parada que eu faço, eu faço um novo amigo. Não posso ficar muito, vire-se e eu já fui novamente) descreve certinho o que o Doutor fazia (e na verdade, faz até hoje).

3º Doutor – The Hero

Lembra aquele papo de que “Doutor” significa “Guerreiro” pro pessoal da Floresta Gamma? Pois é, se teve uma época onde isso era representado direitinho era na época do 3º Doutor. Mudando completamente o clima da série, a época do 3º Doutor era cheia de ação – com direito a explosões, karatê e perseguição de carro! A música escolhida –  I need a hero, de Bonnie Tyler  – descreve bem como o senhor-do-tempo era naquela época.  “He’s gotta be strong, and he’s gotta be fast, and he’s gotta be fresh from the fight”

4º Doutor – A Bohemian Rhapsody

Excentrico, despreocupado, e por muitas vezes completamente sem noção, o 4º Doutor era, acima de tudo, uma pessoa que gostava de cachecóis gigantescos um boêmio. Muito tempo preso no exílio na Terra (quando ainda era o 3º Doutor) fez com que o Doutor não conseguisse parar quieto muito tempo em um lugar só. UNIT? Nããããão, a ideia agora era girar o mais aleatoriamente pelo tempo e espaço. Por ter ficado muito tempo nas telinhas, o clima do 4º Doutor mudou por algumas vezes…as vezes era mais engraçado, as vezes mais profundo, as vezes mais estourado…bem, ele teve varias facetas. Genialmente Bohemian Rhapsody é usada nesse music-video em mais de uma versão, pra poder mostrar assim as versões que esse boêmio espacial teve ao longo do tempo.

5º Doutor – Bowled Over

Se tinha uma coisa que o sempre-de-bem-com-a-vida 5º Doutor gostava era de uma boa partida de cricket. Alem de por inúmeras vezes aparecer carregando uma bola de cricket, a própria roupa do Doutor era, naquela época, nada mais nada menos do que um uniforme usado para praticar o esporte. O tema escolhido para o menino-talo-de-aipo é basicamente isso, uma música sobre cricket! A banda que dá vida à música, The Kinks, define o esporte como sendo “Honrado, com personalidade, e britânico”…lembra alguém?

6º Doutor – A coat of many colours

Mais colorido do que o próprio arco-íris, o guarda roupa do 6º Doutor só não conseguia ser mais espalhafatoso do que a sua própria personalidade. Sempre cheio de si, e por muitas vezes rude, o Doutor ao regenerar dessa vez, não fez nenhum discurso bonito, ou soltou uma frase que trouxe lágrima nos olhos dos fãs, suas palavras foram “Eu sou o Doutor, goste você ou não”. Apesar de incrível no seu jeitinho único de ser, se tinha um adjetivo que encaixava bem com a 6ª versão do nosso senhor-do-tempo era “arrogante”. Tal adjetivo faz o trecho do tema escolhido para representa-lo: “Eu estou bonito, eu estou inteligente, eu sou uma obra de arte ambulante”.

7º Doutor – Little man

A prova viva de que tamanho não é documento, o 7º Doutor era muito mais do que realmente aparentava. Escondido em uma personalidade brincalhona, ele conseguia ser muito obscuro por muitas vezes – tanto que ele é considerado por muitos a versão mais sombria do Doutor. Como ainda acontece hoje em dia, a coisa que descontrolava mais o senhor do tempo era mexer com seus companions (nesse caso, Ace). “Little man, when you stand by my side, then I know I don’t have to hide from anyone” (Homenzinho, quando eu estou ao seu lado, então eu sei que eu não tenho que me esconder de ninguém)

8º Doutor – An Englishman Abroad

Regenerado em Los Angeles, o 8º Doutor pode até ter demorado um pouco pra lembrar quem ele era, ou porque ele estava ali, mas uma coisa coisa ele não perdeu…o sotaque! Essa encarnação do Doutor era acima de tudo um gentleman, desde o gosto pra se vestir até o jeito de falar. A letra de “Englishman in New York”, do Sting, parece até feita para o personagem nos 89 minutos que o filme de 1996 durou. “‘I’m an alien, I’m a legal alien. I’m an Englishman in New York”

9º Doutor – Not so macho

O Doutor que inaugurou a era moderna, Christopher Eccleston ganhou um tributo que lhe atribuiu uma característica bem diferente de alguns anteriores: ele era fofinho (awn!). Sempre simpático e sorridente, levou altas porrada da mãe da Rose e fazia questão de levar as coisas da forma mais diplomática. Seu carisma e graça conquistaram toda uma nova geração de fãs da série! A música original se chama So Macho, de uma banda (ou artista) que ninguém conhece, chamada Sinitta. A letra diz assim: “He’s got to have, big blue eyes/Be able to satisfy/He’s got to be big and strong enough/to turn me on” (Ele tem que ter olhos azuis/poder me satisfazer/ele tem que ser grande e  forte o suficiente/para me deixar ligadona). UI!

10º Doutor – The mockney cockney

Tirando o cargo de “Doutor mais popular” do 4º Doutor, o 10º ganhou o coração tanto das gerações antigas quanto das novas. A verdade absoluta é que a personalidade que o senhor-do-tempo assumiu nessa encarnação foi de longe uma das mais empolgadas de todas – com direito a criar frases de efeito propositalmente e de usar óculos 3D e All-Star em suas aventuras. O tema escolhido não chega a ter nenhuma analise super profunda sobre a letra e o Doutor, mas admitam, o ritmozinho animado combina bem com o 10º, huh?

Bonus track – 10º Doutor – We’ll Never Forget You

Simples assim. Nós nunca vamos te esquecer. Sem mais.

Bem, é isso, espero que o post dê uma garibada na playlsit de cada um de vocês =)