Feliz aniversário, David Tennant!

Chegou o aniversário dessa figura conhecida  por todo fã de Doctor Who. A estrela dos gifs do Tumblr. Aquele que substituiu Christopher Eccleston e deixou todo mundo indignado… por menos de vinte minutos, que é o tempo máximo para ser conquistado pelo sorriso malandro e gestos divertidos do décimo Doutor. Parabéns, David Tennant! O ator escocês está fazendo 41 anos muito bem distribuídos e, mesmo afastado da série há dois anos, ainda é considerado o Doutor favorito de muitos espectadores.

O mais legal nisso tudo é que David decidiu começar sua carreira de ator por causa da série – é viciado desde os três anos nas aventuras do timelord, chegando a esperar em uma fila por horas (junto com Steven Moffat, por sinal) para conseguir um autógrafo de Tom Baker, o quarto Doutor. Com um sonho de infância desses, tinha como dar errado?

Nascido em 1971 em Bathgate, na região central da Escócia, David John McDonald só assumiu o sobrenome famoso aos 16 anos, quando foi aprovado na Royal Scottish Academy of Music and Drama como um dos estudantes mais jovens a ingressar nos estudos dramáticos. Tennant, na verdade, é o sobrenome do vocalista de uma das bandas favoritas de David, o Pet Shop Boys. Sua primeira aparição na TV foi em 1994, em uma série escocesa chamada Takin’ Over the Asylum, em que interpretava um personagem maníaco-depressivo. Em 1996, participou de Jude, onde divide uma cena com o Doutor antecessor, Christopher Eccleston.

Desde então, David entabelou projetos maiores, se afiliando à Royal Shakespeare Company e participando de montagens como As You Like It,  A Comédia dos ErrosRomeu e Julieta. Até chegar à TV inglesa foi um pulo: participou de filmes como He Knew He Was Right (2004), Blackpool (2004), Casanova (2005, como protagonista), The Quatermass Experiment (2005) até conquistar um papel importante em Harry Potter e o Cálice de Fogo, em 2005, como o maluco Bartô Crouch Jr.. Foi nesse mesmo ano que descobriu que seria protagonista de sua série favorita – e encantou os corações dos fãs. <3

Hoje em dia, Tennant tem vários motivos para comemorar. No ano passado, estrelou a peça Much Ado About Nothing em Londres, ao lado de sua parceira de cena Catherine Tate (ou Donna Noble para os íntimos), além de ter feito uma participação bastante marcante no filme Fright Night. Em 2011, David casou-se com outra parceira de cena, Georgia Moffett, com quem tem uma filha, nascida em março de 2011.

Muitas regenerações para o décimo Doutor! \o/