A revista Private Eye anunciou que Doctor Who pode não ter uma temporada completa em 2016. O motivo seria o fato de que Steven Moffat está precisando focar em sua outra série, Sherlock, que não tem uma temporada completa há dois anos.
Segue o texto da revista (tradução livre):
Não falta muito para o retorno de Doctor Who, que volta às telas para sua 9ª temporada em 19 de setembro. Os fãs devem aproveitar o máximo que puderem esses 12 episódios, já que a equipe da BBC foi recentemente informada de que o compromisso do showrunner Steven Moffat com sua outra série Sherlock significaria que não haverá uma temporada completa de Doctor Who em 2016.
Tá, e daí?
Bem, podemos apenas especular algumas coisitas, não é? Primeiro: no que isso implica no plot do 12º Doutor (Peter Capaldi) e da Clara? Será que Jenna Coleman vai mesmo deixar a Tardis após 3 anos no papel? Ousamos dizer que há 99% de chances de que SIM, a 9ª temporada será a última de Clara/Jenna Coleman (e todos os seus possíveis ecos).
Uma nova companion
Tem muita gente já especulando quem poderia ser um novo companion para Capaldão, e as apostas vão desde um extraterrestre até um companion masculino. Mas talvez escalar esse ator/atriz não esteja nos planos de Moffat agora, afinal ele teria mais tempo de folga para pensar melhor nisso, mais para a frente.
Especiais?
Uma das discussões que nós sempre temos aqui em casa no Doctor Who Brasil é que talvez exista a possibilidade de termos especiais ao longo do ano, como o que ocorreu em 2009, após o anúncio da saída de David Tennant. Naquele ano, houve um especial de Páscoa (Planet of the Dead), outro em novembro (Waters of Mars), além do two-parter The End of Time, com a Parte I sendo exibida no Natal, e a Parte II no Ano Novo. Isso pode ocorrer novamente. Se não houver especiais ao longo do ano, ao menos o de Natal deve estar garantindo por favor!.
Meia temporada?
Outra possibilidade é que a 10ª temporada seja dividida em duas partes. Em 2016, teríamos metade da temporada, um especial de Natal, e ela terminaria em 2017. É uma boa opção, pois teríamos pelo menos alguma coisa para esperar no ano que vem.
Sherlock
Verdade seja dita: a série do detetive mais conhecido de Baker Street tem ficado em segundo plano, já que o foco do Moffat está 100% em cima de Doctor Who nos últimos dois anos, pois a troca de Doutores exigiu uma dedicação intensa do showrunner. Está mais do que na hora dos fãs de Sherlock receberem o que merecem.
Porém, é triste pensar que alguém esteja com um peso tão grande nas costas, sendo que ele poderia dividir esse fardo – ou seja, passar Doctor Who para as mãos de um novo showrunner. Infelizmente, isso ainda está longe de acontecer, visto que Moffat está confirmado como o showrunner da 10ª temporada. Fora esse fato, Moffat já disse para a Thais Aux em pessoa que não existe a possibilidade dele sair de Sherlock, já que se trata de um projeto conjunto entre ele e Mark Gatiss.
Conclusão
O jeito, como sempre, é esperar. Amy esperou a vida inteira pelo Doutor, Rory esperou pela Amy por 2 mil anos, não é como se a gente não pudesse ficar um ano sem Doctor Who, não é? 😀