Parabéns, Colin Baker! Saiba o que rolou na EM-CON 2015 com a presença do ator!

dest-colin-baker-em-con-2015-doctor-who-brasil

Nossa correspondente Tati Oldfield participou de convenção na Inglaterra com Peter Davison, Colin Baker e Sylvester McCoy!

Nossa correspondente internacional Tati Oldfield mais uma vez nos leva ao mundo dos eventos internacionais, e dessa vez ela conta pra gente o que rolou na EM-CON 2015, que rolou em março na Inglaterra com Peter Davison, Colin Baker e Sylvester McCoy! Vamos nessa? 😉

Por Tati Oldfield

Em 15 de março, aconteceu a segunda edição da EM-CON, na cidade de Nottingham, interior da Inglaterra. Vários fandoms estavam representados, incluindo Doctor Who, com vários atores tanto da série clássica quanto da moderna, além de outras séries do gênero sci-fi/fantasia includindo o spin-off de DW, Torchwood. Ao chegar na arena (à titulo de comparação, estaria para um Ginásio do Ibirapuera para quem é de SP ou a HSBC Arena no Rio), dava para ver as mesas dos convidados organizadas por fandom e os estandes das lojas de produtos geek.

colin baker sylvester mccoy peter davison

Meu enfoque foi nos 3 Doutores dos anos 80 e que estrelaram o especial The Five(ish) Doctors RebootPeter Davison, Colin Baker e o Sylvester McCoy – e lá fui eu encarar as filas. Para começar o dia, fui rever o Peter, que teve filas imensas o dia inteiro, visto que ele está em um musical no West End londrino que estreia no final do mês (Gypsy) e só está podendo fazer cons de domingo quando está disponível.

Perguntei para ele como ia o trabalho na história em quadrinhos do Quinto Doutor que ele está escrevendo, e ele disse que teve que deixar de lado por causa do musical no momento, mas revelou que a história vai se passar nos EUA. Além disso, ele também está escrevendo sua autobiografia. Segundo Peter, o Five(ish) foi feito com muito amor para os fãs!

peter davison

Depois foi a vez de Colin Baker, que é um amor de pessoa e bastante simpático. Pedi para ele autografar meu The Vault na página que tem a foto dele e colocar a famosa frase “I am the Doctor, whether you like or not” (“Eu sou o Doutor, queira você ou não”), que é a sua marca registrada como o Sexto Doutor. Falei que era do Brasil e ele confessou que morre de vontade de ir, e ainda perguntou sobre as convenções em terras brasileiras. Falei da Brasil Comic Con que o Sylvester McCoy esteve ano passado e da Comic Con Experience, que Doctor Who está crescendo no Brasil e os fãs dão um jeito para conhecer os Doutores Clássicos.

Aproveitei a chance e perguntei para ele sobre os problemas da série quando era o titular da TARDIS. Ele só soube dos problemas de boicote à série impostos pelo Michael Grade (controlador da BBC na época) quando a série terminou – dentro da hieraquia da BBC, os atores não tinham como saber das decisões superiores com facilidade.

colin baker sylvester mccoy peter davison 03

E por último, o rei do senso de alta costura (como o Sétimo Doutor se define em The Time of the Rani) que é o Sylvester McCoy, outro com bastante fila por ter sido o Radagast o Castanho em O Hobbit. Outro show de simpatia. Perguntei se ele tinha gostado de ter conhecido o Brasil e contou de suas aventuras em terras tupiniquins. Ele adorou ter ido na Brasil Comic Con e conhecer seus fãs por ai. Aproveitou a estadia e conheceu várias capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Manaus (que adorou). Depois ele pegou o seu celular e me mostrou a tela de bloqueio, que era uma imagem de uma pintura que comprou em Salvador com várias casas coloridas em estilo colonial. E claro, não faltou a hora do autográfo na sua página no The Vault.

Mais tarde, os 3 fizeram parte de um painel conjunto – The 3 Doctors Panel – que estava lotado e responderam perguntas dos fãs. Tive a sorte de ser escolhida para fazer uma pergunta, e como ninguém ainda tinha feito pergunta sobre o Five(ish), lá fui eu, “qual foi o maior desafio para cada um deles na hora de fazer o Five(ish)?” E a resposta deles foi bem bacana.

Considerações finais da EM-Con 2015:

– Para quem está começando a ir em convenções e uma convenção desse porte é a sua primeira, é muito importante focar em quais convidados que você quer conhecer/tirar foto para não ficar puxado. Eu tive que deixar passar vários como a Nicola Bryant (Peri), Dan Starkey (Strax), Jemma Redgrave (a filha do Brigadeiro) e o painel deles por causa das filas e do tempo;

– Fotos/selfies nas mesas de autógrafos variam de preço conforme os convidados, os 3 Doutores saiam por 10 libras/cada, outros convidados por 5, a Nicola Bryant pedia doação para a sua caridade de preferência (qualquer valor). Para quem não tem orçamento para a foto profissional e/ou autógrafo (20 libras/cada), era uma boa pedida, mas você acaba dependendo de alguém para tirar a foto e rezar pra sair bacaninha. Tem convenções que isso não é possível e só se tem a opção das fotos profissionais. Na EM-CON todas as fotos profissionais foram disponibilizadas online em várias resoluções para serem baixadas posteriormente.

– Para quem curte produtos geek, tinham várias lojinhas legais que ficaram lotadas o dia todo, seja dentro da arena internamente quanto na parte dos acessos internos. Vi produtos para todos os gostos e bolsos, e que podiam ser pagos com diversas formas de pagamento (o que ajuda bastante);

– As filas quilométricas. Vale lembrar que muita gente gosta dos atores em outros papéis fora do meio sci-fi/fantasia e somente em eventos mais gerais se tem a oportunidade de conhecer/pegar autógrafo/fotos. É importante ser breve e direto nessas horas, porque você precisa levar em consideração quem também está na fila e também quer conhecer (ou rever) seus atores preferidos.

– O evento aconteceu no Dia das Mães daqui (segundo domingo de março) e isso não impediu de ser um sucesso. Vi várias mães geek curtindo com suas famílias – me lembro de um carrinho de bebê disfarçado de Dalek, mães geeks grávidas, mães e filhas juntas e sem contar com famílias de cosplay completo. Um amor!

No geral, a experiência foi bem sucedida, apesar do dia ter sido longo, bastante intenso e cansativo no final. A EM-Con tem potencial para ser uma grande convenção de sci-fi na região central da Inglaterra, que dá aquela mãozinha para quem não pode ir à Londres!

Veja mais imagens da EM-CON 2015!

Crédito das imagens: Tati Oldfield e Facebook oficial do evento