[EXCLUSIVO] Feliz Aniversário, Tom Baker! Saiba o que rolou na convenção Timey Wimey com a presença do ator!

tom-baker-doctor-who-brasil-timey-wimey

Tom Baker, o 4º Doutor, completa hoje 81 anos de idade. O ator ficou 7 anos no papel e até hoje mantém o recorde de maior permanência no programa. Querido por muitos graças ao seu jeito inconfundível e seu famoso cachecol, nosso Curador já não vai em convenções com tanta frequência. Porém, ele abriu uma exceção no fim do ano passado, participando da Timey Wimey 1, que rolou na Inglaterra.

Tati Oldfield, nossa correspondente internacional que já conheceu o Peter Davison e contou pra gente tudo sobre a Doctor Who Experience, não perdeu a chance de conhecê-lo e conta os detalhes desse momento incrível! <3

“Bem no aniversário de 51 anos de Doctor Who, nada como uma convenção para comemorar a data! Desta vez, fui conferir a Timey Wimey 1, no famoso balneário inglês de Brighton. Organizada pela Louise Jameson (Leela, companion do 4º Doutor) e cujo objetivo era arrecadar fundos para uma caridade que dá suporte contra vítimas de violência doméstica (Davss), a Timey Wimey 1 trouxe um line-up de peso: o lendário Tom Baker (o 4º Doutor), Wendy Padbury (Zoe, companion do 2º Doutor), John Leeson (a voz do K-9), a própria Louise, Sarah Sutton (Nyssa, companion do 4º e 5º Doutores) e a Sophie Aldred (Ace, companion do 7º Doutor).

DCS_9365

Com os boatos que andam rolando no fandom britânico que o Tom Baker deve se aposentar do circuito das convenções por causa da idade avançada, não tinha como não ir. Brighton é uma cidade que já foi utilizada como locação de um arco do 4º Doutor, o The Leisure Hive (1980).

Desta vez, a convenção aconteceu em um hotel (Thistle Brighton), o que é prática comum por aqui nas convenções de DW. Na entrada, Daleks clássicos e e da nova geração recepcionaram os fãs e logo na entrada você recebia o kit da convenção (foto autografada pelo Tom Baker, programação do dia, os vale-autógrafos para dois companions na faixa, o vale-foto com os todos os companions e dois CDs da Big Finish – patrocinadora do evento).

O primeiro painel do dia foi com Tom Baker, que foi ovacionado em peso em sua entrada pelo público presente, acompanhado pelo prefeito de Brighton (que veio prestigiar o evento). Em uma hora e meia de painel, o Tom contou sobre a sua carreira antes de DW e claro, os sete anos que ficou como o 4º Doutor. Uma das coisas que me chamou mais a atenção foi a sinceridade do Tom ao falar que entrou no papel do Doutor de cabeça, beirando a obsessão, a ponto que demorou anos e anos para se dissociar dele – e isso ainda é visível durante o painel dele na sua postura – os traços da sua interpretação foram incorporados em si mesmo. Confira um trecho no vídeo abaixo.

Ele ainda contou como foi a experiência de ter aparecido em The Day of the Doctor (e todos puderam assistir novamente a cena no telão, um dos momentos mais emocionantes do dia)  fazendo o papel de Curador ao lado do 11º Doutor (Matt Smith). Para Tom, foi uma experiência bem diferente da época que fazia DW em termos de filmagem e dinâmica de estúdio. Contou que o Matt foi extremamente gentil com ele, o deixando à vontade e que gostou do resultado final. E ainda elogiou a performance do Peter Capaldi (o 12º Doutor).

Uma das coisas que achei bem bacana na Timey Wimey 1 foram os painéis subsequentes com os companions, que eram uma mescla de entrevista sobre a carreira dos atores com comentários ao vivo de uma das partes do arco preferido deles. Pude acompanhar rapidamente a Louise Jamerson e o John Leeson comentarem The Sun Makers (arco do 4º) antes de ir tirar minha foto com o Tom Baker.

DCS_9199
Tati ao lado de Tom Baker: quer uma jujuba?

Na hora da foto, o contato foi muito breve devido à dinâmica da fila e dele só poder participar da convenção pela manhã (que é quando ele está mais disposto). Eu não perdi a oportunidade e sim, ofereci Jelly Babies para ele – por sinal, o famoso bordão “would you like a jelly baby?” foi criado pelo próprio como uma forma de quebrar a tensão entre o Doutor ao confrontar seus inimigos, além de ser a frase preferida que os fãs o pedem para escrever na hora de pedir um autográfo!

Pude também acompanhar os painéis das minhas duas companions preferidas da série como um todo – Sarah Sutton (Nyssa) e da Sophie Aldred (Ace). Com a Sarah, ela escolheu Arc of Infinity (arco do 5º Doutor) pelo fato da Nyssa ter uma maior interação com o Doutor e um desenvolvimento maior dentro da dinâmica da série. Para quem não lembra, o personagem dela surgiu em The Keeper of Traken (arco do 4º Doutor), e Arc of Infinity foi escrito pelo mesmo autor (Johnny Byrne).

Além disso, ela comentou dos bastidores da convenção dos 50 anos, no qual houve segregação entre os atores (companions da Clássica/Doutores da Clássica/Matt Smith/Jenna Coleman em salas separadas), o que deixou o pessoal da série clássica bem descontente, visto a amizade que desenvolveram ao longo dos anos. Isso foi de cortar o coração!

Sarah Sutton, Nyssa de Traken
Sarah Sutton, Nyssa de Traken

Já com a Sophie, ela escolheu Silver Nemesis para comentar e contou que várias cenas externas foram gravadas na área onde hoje fica a famosa O2 Arena em Greenwich. Ela também contou que quando ela e o Sylvester McCoy gravaram Dimensions in Time (especial para o Children in Need de 1993), eles tiveram que trocar de roupa em um pub perto de um dos locais de locação porque não tinham trailers como se tem hoje em dia. Quando saíram do banheiro do pub, já caracterizados, o pessoal ficava olhando com estranhamento. Em termos de carreira como um todo, tanto a Sarah quanto a Sophie não vieram de uma família de atores, mas sempre souberam que queriam ser atrizes.

Wendy Padbury, a Zoe
Wendy Padbury, a Zoe

Pude conferir rapidamente o painel da Wendy Padbury (Zoe). Ela comentou que foi graças ao convite do John-Nathan Turner (produtor de DW dos anos 80) que ela entrou no circuito das convenções (que por sinal começou nos anos 80) e era uma forma de reconhecimento pela sua contribuição à série.

É claro que em toda convenção, rola a hora das fotos/autógrafos com os convidados. Não perdi a oportunidade e fui falar com a Sarah e com a Sophie. As duas foram mega simpáticas! Ambas autografaram o meu The Vault e deu para conversar um pouco. Elas gostaram de ver uma fã do Brasil prestigiando o evento!

Comentei com a Sarah que me identifico bastante com a Nyssa por ela ser uma companion cerebral e cientista, e perguntei se ela sentiu dificuldade na interpretação do texto. Ela comentou que não foi problema, apesar de achar a parte científica da Nyssa um pouco além do que está acostumada.

Sophie Aldred: Best. Companion. Ever.
Sophie Aldred: Best. Companion. Ever.

Com a Sophie, comentei que ela era a minha companion preferida de todas, e a coragem que ela teve a coragem de dar uma porrada no Dalek com o taco de baseball em Remembrance of the Daleks (1988)! Ela fez uma brincadeira dizendo que esse mérito ela vai levar até os últimos dias e que se brincar vai parar na lápide dela para imortalizar o momento.

Considerações finais da Timey Wimey 1:
–  A oportunidade de ver/conhecer o lendário Tom Baker. Precisa dizer mais alguma coisa? É impressionante o efeito dele no fandom, reverenciado em peso.
–  O kit convenção (100 libras) foi bem planejado em termos de relação custo/benefício, mas poderia ter sido mais flexível em termos de autógrafos como foi na Whooverville 6 (que eram de graça contanto que você pegasse a fila novamente).
– O espaço utilizado para as mesas de autógrafos/fotos era muito pequeno e ficou muito congestionado durante o dia. Não dava para você conversar com calma com os convidados sem ficar olhando para a fila atrás de você.
– Vários overlaps entre as sessões de autográfos/painéis. Isso exigia focar em quais convidados você queria conhecer. Foi uma pena não poder ter trocado ideia com a Louise Jameson, Wendy Padbury e o John Leeson. Mas como os 3 são ainda bem ativos no circuito de convenções de DW, oportunidades não irão faltar!

Confira as fotos do evento!