[Dossiê DWBR] Saiba tudo sobre a animação de Doctor Who que quase foi produzida pela Nelvana!

Bom dia/boa tarde/ boa noite, você que também assistia Beetlejuice!

Ontem postamos em nosso instagram a curiosidade sobre a animação de Doctor Who que quase existiu. Como as pessoas se interessaram muito pelo assunto, vamos mais fundos nos fatos!

Nelvana-Doctor-Who-Brasil-01O ano de 1989 foi fatídico para Doctor Who. Com o final de Survival, a série encarava sua interrupção mais duradoura – que só foi acabar em 2005, 16 anos depois!

Com o longo hiato que havia sido estabelecido, a série de TV, mais do que nunca, começou a tomar mais força em outras mídias, como livros e quadrinhos. Foi aí que em 1990 a empresa canadense Nelvana (bem conhecida pela animação de Beetlejuice, Babar, o Elefante, e Os Ursinhos Carinhosos) propôs à BBC uma animação derivada de mitologia de Doctor Who.
Sem título definido, a animação seguiria o modelo já estabelecido pela série, com o Doutor e sua respectiva companion, enfrentando vilões e desvendando mistérios ao longo do episódio.

As artes conceituais mostravam várias possíveis versões do Doutor, baseadas em Peter O’Toole (Lawrence da Arábia), Cristopher Lloyd (De Volta para o Futuro) e Jeff Goldblum (Jurassic Park).

Segundo Ted Bastien, cartunista da empresa, haviam planos, também, para uma própria versão do Mestre, que por sua vez seria um meio-homem meio-robô, com implantes cibernéticos, e uma águia robô de tira colo (provavelmente seu equivalente de K9). Além do mais, segundo Bastien, o personagem seria baseado em Sean Connery. Haviam também esboços de versões próprias de Daleks e Cybermen.

Nelvana-Doctor-Who-Brasil-21Vários elementos apresentados ao longo dos 26 anos de série seriam implementados na animação. Os esboços mostram uma Bessie, devidamente modificada para voo, três modelos de k9 – um muito próximo do que vimos na série, um mais próximo de um cachorro real, com patas, e um totalmente remodelado, com um rosto de monitor e um corpo lembrando uma maleta.

Nelvana-Doctor-Who-Brasil-11

 

“Houve desenvolvimento intenso no projeto. Nós chegamos a preparar 4 scripts e seus respectivos storyboards. Tudo aconteceu realmente muito rápido”

De acordo com Bastien, o intuito principal do projeto era expandir os horizontes da série, e fazer em animação o que, na época, era inviável em live-action. Ainda segundo ele, o projeto traria inicialmente um Doutor não especificado e uma companion humana. Contudo, apesar do traço e do histórico da empresa, a animação não seria destinada ao público infantil, e sim ao público que já era fiel à série, sendo uma continuação da mitologia que havia sido interrompida em 89.

Nelvana-Doctor-Who-Brasil-08
Um dos possíveis Doutores ao lado de uma das possíveis companions

Os planos da Nelvana eram de fazer essa animação o maior projeto da empresa, mas “puxaram nosso tapete”, disse Bastien. Segundo o cartunista, um estúdio de animação britânico ofereceu para a BBC fazer uma animação a preços mais baratos. No final das contas a chance foi tirada da Nelvana e nenhum piloto foi produzido por nenhuma das duas empresas.

Confira abaixo a galeria com o restante das artes conceituais do que veríamos na animação:

  

 E você, o que acha? Foi para o bem ou para o mal da série a animação não ter sido produzida? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Fonte: BlogTo

Doctor Who Brasil no Apoia.se