Os Beatles e Doctor Who: Uma História (Quase) Secreta

dr-who-beatles-500x432Arte por Ray Friesen

Falar da Grã-Bretanha impreterivelmente leva a alguns assuntos-chave: Beatles, Monarquia, James Bond, Big Ben… e, claro, “Doctor Who”. Mas você sabia que os Fab Four de Liverpool tem algumas conexões com a famosa cabine azul que voa no espaço?

E não, não estamos falando de uma foto que correu a internet “provando” que o Décimo-Primeiro Doutor encontrou os Beatles (embora Steven Moffat em pessoa tenha respondido no Twitter que, depois dessa, “claramente vamos ter que fazer esse episódio!”. Nós estamos esperando, Moff!).

DoctorWhoBeatles2 tumblr_m2z7skAHTv1r012y5o2_500A famosa foto (a seta indica o alienígena) e a resposta de Steven Moffat

 Fato é que ambos explodiram na mesma época, e chegaram a dividir as atenções na mesma semana -“Doctor Who” estreou na BBC em 23 de novembro de 1963, enquanto o segundo LP dos então rapazes de Liverpool, “With the Beatles”, foi lançado na Inglaterra apenas um dia antes!

Por conta desta coincidência, seja na telinha ou nas aventuras em livros ou audiodrama, os Fab Four sempre cruzaram o caminho do Doutor. Nos livros, a banda ainda em seus tempos pré-sucesso em Hamburgo faz uma jam session com o Sexto Doutor (“Gone Too Soon“), enquanto nos quadrinhos o Décimo Doutor leva Donna (“The Time of My Life“) e depois Martha (“Signs of Life“) para assistir a banda em 1963, quando eles ainda tocavam no Cavern Club de Liverpool – entre outras “participações especiais” do quarteto pela história.

DWA_CS_036_SIGNS_OF_LIFE
Martha Jones e o Doutor no subterrâneo mais conhecido da história do rock 🙂

Mas uma coisa que pouca gente sabe é que os Beatles quase participaram de um episódio de “Doctor Who”! A ideia era filmar o quarteto como uma versão idosa deles próprios no ano de 1996 para o episódio “The Chase”, exibido em 1965 durante a gestão do Primeiro Doutor, William Hartnell.

Quem impediu a gravação foi o empresário dos Beatles, Brian Epstein. A única participação dos Beatles no episódio foi uma cena do programa “Top of the Pops” onde o quarteto toca “Ticket to Ride”… A bagunça que teria sido ver os Beatles junto com Ian, Barbara e Vicki seria espetacular (eu tenho certeza que o Primeiro Doutor não aprovaria muito a banda)…

x0sYFW9
Cenas do episódio “The Chase” onde Doutor vê os Beatles de 1965 pela tela de uma máquina alienígena

Em outra curva da estrada, você sabia que um Doutor já foi um Beatle?

Pelo menos na televisão. Peter Capaldi, o 12o. Doutor, intepretou George Harrison no telefilme norte-americano “John and Yoko: A Love Story” (1985). Aos chocados que não vêem nenhuma semelhança entre o guitarrista dos Beatles e o atual dono das chaves da TARDIS, eis abaixo uma compilação de alguns momentos do filme:

 

Não, não me perguntem como esquecer esse bigodão. Eu também estou tentando.

 

UPDATE: beatlemaníacos whovians alertaram a autora de que não foi UM Doutor que fez parte dos Beatles, mas DOIS Doutores – além de Capaldi e o bigode grosso de George Harrison, Christopher Eccleston, o Nono Doutor, já encarnou ninguém menos que John Lennon no filme “Lennon Naked”, de 2010. O filme aborda a vida do criador dos Beatles de 1967 até 1971.

Aos interessados, o trailer do filme é bem interessante.  Eu vou correr atrás para ver a história! 🙂

Christopher-Eccleston-cov-006Eccleston como Lennon – tá convincente ou não está?