Dossiê DWBR: a carreira de Peter Capaldi

Peter Dougan Capaldi nasceu em 14 de abril de 1958, em Glasgow, e portanto é escocês, assim como Sylvester McCoy (7º Doutor), David Tennant (10º Doutor) e Karen Gillan (Amy Pond). Antes de Doctor Who, seus papel mais marcante foi Malcolm Tucker, da comédia da BBC The Thick of It (e seu filme spin-off, In the Loop, indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado), onde ele fala muitos, muitos, muitos palavrões. A série tem quatro temporadas com 24 episódios no total e é uma sátira ao governo britânico. Seu criador, Armando Iannucci, também é responsável pelo seriado Veep, a versão americana de The Thick of It.

Assim como Colin Baker, Freema Agyeman e Karen Gillan, Capaldi já havia participado de Doctor Who fazendo outro personagem, o comerciante Caecilius no episódio The Fires of Pompeii.

peter capaldi fires of pompeii doctor who brasil

Ele também fez o John Frobisher em Torchwood: Children of Earth. #saudadesgwen

Sua carreira é extensa e localizada na Grã-Bretanha, onde participou de dezenas de séries e filmes, como Skins, sempre em papéis pequenos ou médios.

Ele também participou da 2ª temporada do seriado The Hour, vivendo um chefe de redação britânico em plena Guerra Fria.


Seu último papel antes de Doctor Who foi o Cardeal Richelieu na série The Musketeers, da BBC. Ele deveria ter permanecido na série para as temporadas seguintes, porém após o convite para Doctor Who, teve que sair. Bom pra gente!

No cinema, ele fez Guerra Mundial Z, onde interpretou um personagem chamado W.H.O. Doctor. Ele também gravou cenas para o filme da Malévola como o rei Kinloch, porém elas foram cortadas. Nesse vídeo, ele fala sobre a experiência. “É um grande filme da Disney com muitos efeitos especiais e figurinos incríveis. Eu fiquei horas na maquiagem para ficar com orelhas pontudas. Foi ótimo!”.

Além disso, ele também está no elenco de O Quinto Poder, o filme sobre Julian Assange com Benedict Cumberbatch, o Sherlock, no papel principal.

Aos 55 anos de idade, ele foi escolhido para viver o Doutor, a mesma idade que William Hartnell tinha quando foi escalado para o papel em 1963. Peter Capaldi é um grande fã de Doctor Who (assim como David Tennant), e escrevia um fanzine sobre a série quando era mais jovem. Ele chegou até a mandar uma carta para a revista Radio Times quando tinha 15 anos, e nunca deixou de acompanhar o show ao longo dos anos. Awn!

O fanzine

A carta para a Radio Times

Curiosidades incríveis:

Ele já teve uma banda de rock com Craig Ferguson chamada Dreamboys. Ele cantava e Craig tocava bateria. Confira!

 

 

Seu passado musical influenciou sua personalidade como Doutor, principalmente na 9ª temporada, onde ele toca guitarra diversas vezes (sim, é ele mesmo!), inclusive no tema especial da abertura do episódio Before The Flood!

Ele é o único ator de Doctor Who a ter ganhado um Oscar em 1995, por ter dirigido o curta-metragem Franz Kafka’s It’s a Wonderful Life, com Richard E. Grant (o Dr. Simeon) no papel principal.

Vida pessoal

Peter Capaldi é casado com Elaine Collins, que também é atriz, e juntos eles têm uma filha, Cecily. Eles estão casados há 24 anos e ela foi a primeira pessoa para quem ele contou que havia sido escolhido para interpretar o novo Doutor. Ele é super apaixonado por ela até hoje e declarou que “eu não acho que eu teria uma carreira se não fosse pelo seu apoio”. Awnnnnnnn! <3<3

peter-capaldi-elaine-collins

O que o futuro reserva para Peter Capaldi? Esperamos que sua estada por Doctor Who seja longa e próspera! 😀

Doctor Who Brasil no Apoia.se