Review: The God Complex

Por Thais Pond

The God Complex usa uma história qualquer (o lance do hotel) apenas como pano de fundo para trazer o melhor para o final. Vou confessar que esse episódio me empolgou ainda menos que Night Terrors do começo até o meio, quando de repente, ao entrarmos no quarto do pesadelo de Amy, tudo, absolutamente TUDO, muda de figura.

O Doctor começa a dar sinais de arrependimento de ter ferrado o suficiente já com os Ponds Williams. O “complexo de Deus” que dá nome ao episódio começa a dar lugar para a consciência e responsabilidade. E há uma sombra que também paira sobre ele, a sombra da morte, que fica explícito quando o Minotauro diz que a morte é um presente. Rory já estava dando sinais de que não queria mais viajar com o Doctor – acredito que os eventos de The Girl Who Waited contribuíram e muito para isso.

Nós já sabíamos que Amy e Rory em algum momento teriam que voltar para sua vidinha de casados, com ou sem Melody. E outra temporada com eles seria cansativa demais, já passou da hora do Doctor #11 ter companions diferentes. Mas a despedida de Amy e do Doctor foi linda. Amy finalmente para de depositar toda sua confiança no Doctor e Rory finalmente se torna o homem mais importante de sua vida. E se ela não tiver Melody por perto, tudo bem – ela já viveu a infância com Mels e viajou por aí com River Song. Tá tudo certo.

O que NÃO TÁ NADA CERTO é que o Doctor não era o Doctor.

Primeiro: nesse episódio, ele come uma maçã E usa uma gravata azul. Seria um Doctor de um universo paralelo? Um flesh? Alguém de alguma raça que conseguiria copiar sua aparência? Uma consciência Nestene? A Madame Kovarian tem algo a ver com isso? Ou a River Song?

E mais: o que ele viu em seu quarto? A Tardis? River Song? Ele mesmo mais jovem ou mais velho? As companions antigas? Valeyard? O Master? E o desespero aumenta: só faltam dois epis pro fim da temporada. O próximo, Closing Time, não terá a presença de Amy e Rory, e o último episódio NÃO será duplo, com o título infame de The Wedding of River Song. Podemos apostar que isso é só uma metáfora e que as coisas terão que ser resolvidas em apenas 50 minutos, o que pode deixar os fãs desapontados.

O que nós queremos são respostas. Essa foi a temporada mais rica em termos de acontecimentos, e seria terrível se ficassem fios soltos em seu término. Agora é que Moffat prova se ele é realmente um roteirista foda ou apenas o rei dos trolls…

PEDACINHO GRÁTIS DE SPOILER: Já estão rolando as gravações do especial de Natal – e parece que vai ser na casa dos Ponds…

PEDACINHO GRÁTIS DE ESPECULAÇÃO: Quem será a próxima companion? Rita, que apareceu brevemente no episódio, lembrou a inteligência da Martha Jones que o Doctor tanto aprecia. Em Closing Time, temos a presença do Craig. Ou será que River Song/Melody Pond se torna companion fixa? Ou será algo totalmente diferente? Falaremos disso por aqui em breve!