Chris Chibnall confirma: Jo Martin é mesmo a Doutora! + Informações sobre a 12ª Temporada

Em uma entrevista exclusiva para o jornal britânico Mirror, o showrunner Chris Chibnall fez duas revelações sobre o episódio Fugitive of the Judoon que deixaram os fãs em polvorosa – MAIS AINDA do que a gente já tava!

Ouça já o DWBRcast com o review de Fugitive of the Judoon!

A matéria foi escrita por uma jornalista ativa nas redes sociais e é seguida por contas oficiais da BBC. Desta forma, a fonte, até onde a gente saiba, é, sim, confiável.

Porém, sabemos que Steven Moffat, em sua época como showrunner, mentia nas entrevistas. Ainda não sabemos qual é o estilo do Chibnall, então tudo pode acontecer. Mas acreditamos que essas duas informações são, sim, verdadeiras.

Primeira informação: John Barrowman NÃO voltará na 12ª temporada

A aparição do Capitão Jack Harkness, ANOS após sua última participação na série, deixou os fãs extremamente felizes! Um personagem tão querido desses sempre foi o nosso desejo de retorno, e enquanto Moffat simplesmente fechou os ouvidos para isso, Chibnall foi lá e fez.

A interação de Jack, porém, foi limitada apenas aos 3 companions da 13ª Doutora – ele lasca um beijão na boca do Graham achando que ele é o Doutor, e depois acha que Yaz é a Doutora. Ele também diz que Ryan é seu preferido.

Mas sua participação serviu para deixar uma informação importantíssima, e também receber uma: ele descobre que a 13ª Doutora é uma mulher, e manda um recado para ela: “Cuidado com o Cyberman solitário”.

Como o finale aponta que teremos a volta dos Cybermen, achamos que ele reapareceria. Mas pelo visto, ele só fez uma breve participação para deixar um recado mais do que importante pra nossa Doutora. Uma pena – a gente sempre quer mais Jack!

Segunda informação: Jo Martin é a Doutora – e NÃO é de um Universo Paralelo!

Mas a volta de Jack foi ofuscada por algo ainda muito maior e completamente surpreendente: a revelação de uma NOVA Doutora em Doctor Who! Usando o artifício do arco camaleão, Chibnall introduziu a atriz Jo Martin na série, assim, bem no meio da temporada! Mas péra: afinal, qual seria a numeração dessa Doutora?

O showrunner foi enfático em dizer que ELA É, SIM, UMA NOVA DOUTORA. Não é truque, mentira, enganação nem nada. Jo Martin está oficialmente no hall de Doutores da série!

No episódio, a 13ª Doutora acredita que a “Doutora Ruth” seria de seu passado. Mas isso é apenas suposição dela. Tudo é possível em Doctor Who, e os fãs já estão quebrando a cabeça pra saber em qual linha do tempo ela se encaixa.

Com um visual belíssimo e uma Tardis toda baseada nos conceitos do design da série clássica, o fandom já se apaixonou por ela e já abraçou Jo Martin como a Doutora – e já quer vê-la como regular na série.

Confira a galeria de imagens que a BBC divulgou com as fotos da nova Tardis!
OPINIÃO

Talvez a gente esteja em estado de negação, mas fato é que o Chibnall pode muito bem estar contando meias verdades só pra não entregar o ouro. A gente tá falando de um cara que praticamente criptografava roteiro pra não vazar nada… De onde veio todo esse ímpeto de sair contando as coisas?

Nosso primeiro impulso, ao saber que ela era do passado, foi colocá-la em um universo paralelo. E por quê? Bem, porque o fandom já está extremamente apegado aos números de seus Doutores favoritos, simples assim! É uma questão que ultrapassa o cânone e pula para a vida real. Ninguém quer ver seu Doutor favorito mudando de número. Fora que a gente também adora a ideia de universos paralelos!

Porém, a gente sabe que o Doutor da Guerra veio aí, se encaixou entre o 8º e o 9º e a numeração se manteve. Então vamos ver como o Chibnall vai fazer.

Existe uma teoria rolando na internet que diz que na verdade a Doutora Ruth é a primeira Doutora – antes mesmo de William Hartnell. Essa teoria ainda diz que possa existir um ciclo INTEIRO de Doutoras mulheres – TREZE delas – antes do Hartnell. A Doutora Ruth seria a famosa “Timeless Child”, sua memória teria sido apagada, e o 1º Doutor sempre acharia que é o primeiro de todos. Mas nesse caso, como explicar a Tardis como cabine policial, algo que só aconteceu depois do Hartnell?

ARRISCADÍSSIMO, para dizer o mínimo. Mas se a ideia for BEM trabalhada… Embora muita gente já esteja rejeitando essa ideia. Então o Chibnall precisa tomar muito cuidado para amarrar as informações direitinho.

Há ainda a inserção de outra teoria dentro dessa, envolvendo O Outro e o “Cartmel Masterplan”. O Outro é um Senhor do Tempo e um dos Founding Fathers of Gallifrey, junto com Rassilon e Ômega, como dito pelo Mestre em Spyfall. Quando a série foi cancelada nos anos 1980, o showrunner da época, Andrew Cartmel, tinha a ideia de introduzir o Outro como uma encarnação prévia do Doutor.

E agora que ela não é mesmo de um universo paralelo, o pessoal está colocando-a entre o 2º e o 3º Doutor. Mas isso também “atrapalharia” a contagem, não é mesmo?

Por fim, acho que precisamos manter a calma e dar um voto de confiança ao Chibnall e ver como ele vai amarrar tudo lá na frente, antes de sair falando que ele “estragou a minha série”. Quando o Doutor da Guerra foi introduzido na série também teve gente que ficou reticente, e hoje nós olhamos pro John Hurt e sentimos falta daquele Doutor maravilhoso.

Vamos tentar deixar os corações abertos. A continuidade de nada está arruinada (pelo menos não ainda). Ainda temos 5 episódios pela frente, que prometem ser incríveis! Além de mais temporadas! Então calma!

Conclusão

É, gente, não tem jeito. Só nos resta esperar pelos próximos episódios – ou talvez até mesmo pelas próximas temporadas – pra saber o que vai acontecer.

O importante é que tivemos o retorno do Jack, e ainda ganhamos uma Doutora novinha em folha, que já veio com uma Tardis incrível, um figurino maravilhoso pra fazer cosplay, além de ser mulher, negra e mais velha. Isso já é algo digno de comemoração! Vamos ver o que nos aguarda por aí! 😉

Doctor Who Brasil no Apoia.se