Douglas Adams (11 de março de 1952 – 11 de maio de 2001) era um escritor britânico que ficou conhecido mundialmente pela série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias. O Dia da Toalha é comemorado em 25 de maio, duas semanas após o falecimento do escritor, aos 49 anos, vítima de ataque cardíaco.
Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que ele já fez parte da equipe de Doctor Who, colaborando como revisor de roteiros nos anos 1970, na época de Tom Baker, o 4º Doutor.
O primeiro arco que Adams escreveu para Doctor Who é o The Pirate Planet, de 1978, com Tom Baker e Mary Tamm (Romana I). Esse episódio faz parte do famoso grande arco The Key to Time.
Depois veio o famoso City of Death (Cidade da Morte), uma aventura com Tom Baker e Lalla Ward (Romana II), que até hoje é considerado O MELHOR ARCO DA SÉRIE CLÁSSICA DE DOCTOR WHO! Porém, não tente encontrar o nome de Adams nos créditos: ele usou o pseudônimo de David Agnew. Com participações especiais de John Cleese e Eleanor Bron, o episódio se transformou em livro pelas mãos de James Goss, e foi lançado pela Suma de Letras no Brasil em 2015!
Compre já o livro Cidade da Morte!
E finalmente, não podemos nos esquecer de Shada. Esse foi o primeiro livro lançado pela Suma de Letras com o selo Doctor Who aqui no Brasil, e conta uma aventura com o 4º Doutor e Romana II. Douglas Adams escreveu o roteiro, porém apenas uma parte foi filmada, já que a Inglaterra teve uma greve que atingiu vários setores, e o episódio nunca foi finalizado. A novelização da história foi feita por Gareth Roberts.