[Papo de bar] “E se o Doutor fosse americano?”

Bom dia/boa tarde/boa noite, pra você que também acaba imitando o sotaque britânico depois de escutar muito!

Sabe aquela conversa sem compromisso com o que é sério? Que você tem com um amigo absolutamente do nada? Pois é, esse post é exatamente isso. O tópico surgiu no meio de um dos nosso almoços…

“Ei, já imaginou se ator X fosse o Doutor?”
“Mas ele é americano…”
“Ah é. Pô, já imaginou se o Doutor fosse americano?”

A conversa acabou se estendendo pelo dia inteiro, e acabamos por fazer uma lista com 5 atores para cada um. O critério de escolha foi “qualquer um que mesmo não sendo britânico conseguisse carregar o espírito do Doutor consigo”. Claro, que por termos nossos atores favoritos, a lista é EXTREMAMENTE tendenciosa, com explicações forçadas, e justificativas absurdamente loucas algumas vezes. Mas é aquilo, é só pela diversão da coisa!
Vamos esquecer por um momento que a TARDIS tem a aparência de uma cabine inglesa porque a série é britânica. Vamos esquecer os pormenores de “ah, esse ator não tem nada a ver blablabla yada yada yada” e vamos focar na DIVERSÃO da coisa. Afinal, somos todos fãs, e ficar falando sério o tempo todo cansa 😉

Top 5 do Freddy

Bruce Campbell

Bruce Campbell as The Doctor

 (Antes de mais nada vocês todos precisam saber que Bruce Campbell é meu ator favorito, então automaticamente esse Doutor já é o meu favorito e minha mente já roterizou no mínimo 3 histórias para a era dele. Ok? Beleza, adiante…)

O Doutor de Campbell seria algo no melhor estilo canastrão, com um tom sarcástico e ríspido. Muito parecido com 99,9% dos papéis dele… bem, há quem diga que todos são versões dele, e eu, como fã que já li a biografia do cara, concordo que, nessa nossa realidade alternativa onde Doctor Who é mais americano que cachorro quente, o Doutor dele seria mais uma das faces do que o Rei do Cinema B é. Aliás, pra quem conhece o trabalho do cara, seu Doutor já teria até uma frase de efeito pra nenhum “Allons-y”ou “Geronimo” botar defeito: “Groovy!”

Samuel L. Jackson

Samuel L. Jackson as The Doctor

Já que é pra surtar e sair dos padrões, por que não fazer isso logo quebrando um tabu que a série tem há 50 anos? Já que é pro Doutor ser americano, que tal desse vez ele regenerar Afro-Americano?
O Doutor de L. Jackson ia dar todo um novo ritmo para a série. Onde o Doutor finalmente ia virar um Badassmothafucka de primeira. Eu consigo até escutar ele aos berros pra um dos companions “DOES HE LOOK LIKE A DALEK?” ou chegando pro próprio Dalek e mandando um “Say “EXPLAIN” again! I dare you! I DOUBLE DARE YOU, MOTHAFUCKA!”. Claro, que por mais que essa encarnação do Senhor do Tempo seja uma das mais agressivas já vistas, ele equilibra os ânimos com uma sabedoria filosófica (algo parecido com Mace Windu, em Star Wars) e com momentos em que só um olhar ia dizer ao companion da vez o que ele precisaria saber.

 Antonio Banderas

Antonio Banderas as The Doctor

“Ah, mas o Antonio Banderas não é americano…”
CALMA! Antes de tirar conclusões, leia nossa justificativa do porque o Banderão é o nosso ponto fora da curva 😉

Lembra quando a BBC resolveu fazer o filme junto com a Fox na tentativa de americanizar a série para o público não europeu? Pois bem, na nossa realidade alternativa algo parecido foi feito. Na tentativa de mudar um pouco os ares da série e de chamar mais o público latino, ninguém mais ninguém menos que Antonio Banderas foi chamado para encarnar o Doutor.
O melhor termo para definir como seria um Doutor feito por Banderas é “Amante Latino”. Com direito a bigodinho e sotaque espanholado, essa versão arrancaria suspiros das companions (e obviamente das fãs) mais ou menos no mesmo nível que o McGann e o Tennant fazem até hoje. Aliás, imaginem só as Viúvas de Banderas…uma loucura.

Leslie Nielsen

Leslie Nielsen as The Doctor

A escolha de Nielsen pra lista veio por conta de todo o ar da série clássica. Pra quem já assistiu, ver um senhor de cabelos já brancos no papel principal não é nenhuma novidade. Outro ponto semelhante seria a de pegar um ator não estadunidense. Vindo diretamente do irmão do norte (leia: Canadá) o ator viveria momentos como os de Sylvester McCoy, onde o uso do sotaque daquele irmão das terras altas era liberadoApesar da já avançada idade, Nielsen seria algo como um Actionman trapalhão (algo entre o que era a persona do 2o e do 3o Doutores) – as cenas são fáceis de imaginar se você foi uma criança feliz dos anos 80/90 e pode assistir os clássicos “Corra que a Polícia vem aí”. Pra quem acha que tudo ficaria pastelão demais nas mãos de Leslie, o incrível Planeta Proibido mostra que o ator também dominava o ritmo da Ficção Cientifica. Sabendo disso podemos setar o Doutor de Nielsen como uma mistura bem equilibrada entre o intrépido Comandante J. J. Adams e o hilário Sargento Frank Drebin.
Infelizmente, de todos os atores na minha lista (essa composta em grande parte dos meus atores favoritos) Leslie Nielsen é o único que não vai poder sequer ver que alguém imaginou ele em um papel que ele não fez. O ator descansa desde 2010 (e sim, eu me emocionei escrevendo essa parte) 🙁

 matthew-broderick-tardis

Matthew Broderick
O mais novo da lista, Matthew Broderick traria um ar mais jovial pra série. Diferente das outras escolhas, que carregariam um ar mais “American Hero” (o nosso contraponto direto com o “British Gentleman”, que fique claro), Broderick ia ter um quê de garotão despreocupado (lembram do Ferris Bueler?). O ritmo da série ficaria mais pros moldes pós-2005 do que nós temos na nossa realidade. Quem já assistiu o remake de Os Produtores consegue ver bem a atuação com olhos esbugalhados, abanar de braços e níveis quase Mattsmithianos de falar com as mãos.  Ponto legal a se destacar é que como a série tomaria todo um novo rumo no ritmo, nada mais natural que o Doutor de Broderick ter envolvimento romântico com sua companion. E quem melhor do que sua própria esposa, a grande (e bota grande nisso) Sarah Jessica Parker assumir o papel… nada mais justo.

Top 5 da Thais

Christopher WalkenChristopher-Walken

É só bater o olho nele que já dá pra chamar de Doutor! Acho até que ele entra na categoria do Peter Capaldi: velho pero no mucho, cheio de talento, não curte badalação hollywoodiana. Na verdade, ele é tão bom que eu achava que ele era inglês, mas na verdade ele nasceu em Nova York (oi, Manhattan!). E pra quem ainda duvida do jeitão do cara, segue um videozinho…

David Carradinedavid-carradine

Imagino o Bill como um Doutor velho, mas que ainda tá na ativa, principalmente fisicamente. Sabe como é, o kung fu rejuvenesce a pessoa. Ela teria uma pegada de 3º Doutor, mas também cheio de sabedoria, mais como o 1º (sim, o cabelo ajuda na comparação). Além disso, o cara sabia fazer piadinha. Apenas um detalhe: ele já faleceu. Fora isso, por mim, tava no páreo fácil! Nem preciso dizer que nesse caso a Uma Thurman seria a companion, né? Quem sabe ela não ensinava pra ele o Five Point Palm Exploding Heart Technique? (Sim, o vídeo abaixo é um spoiler, mas se você não viu Kill Bill até hoje, pelo amor de Deus, né?)

Bill Murray

bill_murray_1

O astro de Ghostbusters nos anos 1980 tem talento para piadinhas, já embarcou em uma comédia romântica clássica, em Feitiço do TEMPO (ahn? ahn?) e recentemente tem mostrado o lado mais dramático nos filmes de Wes Anderson. Imagino-o olhando para o cosmo com a porta da Tardis aberta e soltando uma frase filosófica qualquer a lá Douglas Adams. Totalmente Doctor. E esse aqui já vem com síndrome de Deus…

Jeff Goldblum

Jeff-Goldblum-jeff-goldblum-13522995-861-1280

Ninguém conhece muitos filmes dele porque né, ele fez pouquíssimos filmes, e a maioria deles é muito underground e tudo feito no século passado. Talvez vocês o conheçam de Jurassic Park ou de Glee – ele é um dos pais da Rachel. Eu simplesmente não sei explicar o porquê, mas me parece o tipo de ator que tem o calibre pra fazer o Doutor: consegue equilibrar drama com comédia de forma incrível. Olha como ele se livra de uma perseguição (assistam até o final e confiram a referência)!

Edward Norton

edward_norton1
Confesso que faz um tempão que não vejo nada do Ed Norton, mas estamos falando aqui do astro de Clube da Luta, que pra mim já é mais do que suficiente pra ele estar na lista (dupla personalidade, oi?). Eu vejo o ator como uma espécie de Matt Smith mais velho, um certo cinismo e sarcasmo ácidos mas ao mesmo tempo ele consegue ser sentimental. Um pouco bravinho, é verdade, mas isso também não define nosso TimeLord favorito? 😀

Um extra pra vocês: Helena Bonhan Carter de companion por um minuto + Pixies. Já posso morrer feliz. *chills*

E aí, o que acharam da lista? Viajada demais? Conta pra gente quais atores você colocaria nesse cargo tão importante para todos nós!

Doctor Who Brasil no Apoia.se