Feliz Aniversário, Freema Agyeman!

Hoje a atriz Freema Agyeman, que interpretou Martha Jones nas terceira e quarta temporadas de Doctor Who e na segunda temporada de Torchwood, completa 36 aninhos. Querida por alguns, odiada por vários, Martha é a companion mais injustiçada da era moderna de Doctor Who. Freema faz parte daquele time de atores que havia conseguido um papel diferente na série antes de virar protagonista. Ela interpretou Adeola no episódio Army of Ghosts da segunda temporada.

Comparações com Rose Tyler

Após a retomada da série em 2005, fomos arrebatados pelo charme de Rose (Billie Piper), por quem o Doctor era apaixonado (Tennant mesmo já disse que era uma relação de amor sem a pegação). Aí Rose é colocada em um universo paralelo, e de repente surge essa outra aí, que do nada se apaixona pelo Doctor. Well… atire a primeira pedra quem não se apaixonou pelo Doctor (digo isso às garotas). Imagina se um cara, do nada, te beijasse, falando que não ia significar nada. Duvido que não ia ficar uma vontadinha.

Martha Jones teve papel fundamental na série, salvando o universo e o Doutor das mãos do Mestre, quando toda a sua família corria perigo. Na quarta temporada, já na UNIT, ela ajudou o Doutor e Donna, e no especial The End of Time, a personagem recebe elogio até de Rose, além do destino do universo estar nas suas mãos (de novo). Ou seja, ela é FODA!

No final, ela fica com o Mickey, que também se tornou um “justiceiro” depois do contato com o Doctor. É a prova de que o Doctor pode, sim, modificar a vida de suas companions para melhor (diferente de Rose, Donna e Amy).

Martha já teve que convencer o Doctor que se colocou dentro de um relógio de que era um timelord, e em sua despedida, ela teve a força de vontade necessária para deixar para trás algo que estava lhe fazendo mal, e percebe que no fundo ela é boa SIM!

Carreira

Fright Night
Freema Agyeman em The Carrie Diaries

Além de Doctor Who, Freema também fez a versão britânica da série Law & Order de 2009 a 2011 e fez também a série The Carrie Diaries, prelúdio de Sex and the CityEla atualmente está envolvida com as filmagens da série Sense8. Parabéns, sua linda!