Por Valeyard
Olá, whovians, eu estou de volta!
Essa semana eu começo uma série que prentendo manter semanalmente, a qual chamarei “A Biologia de um Time Lord”.
Pra ser mais específico, cada semana discutirei um aspecto diferente da biologia de um Time Lord, a começar hoje pela regeneração.
Cara, como eu amo as regenerações!
Aqueles que já são whovians de carteirinha sabem muito bem o que é uma regeneração, mas darei uma breve introdução para aqueles que não conhecem a série e eventualmente passem por esse artigo, numa tentativa de convertê-los lhês por a par do assunto.
Quando um Time Lord como o Doctor, por exemplo, chega à beira da morte, seja por idade avançada ou injúrias físicas severas, ele(a) pode se regenerar. Ou seja, toda a sua biologia, todas as células do seu corpo são transformadas, sendo que o Time Lord assume uma nova forma física e até mesmo novas características em sua personalidade.
O Time Lord mais foda de todos os tempos já passou por 10 regenerações, estando atualmente na sua 11ª forma.
Mas quais são as explicações científicas para o processo de regeneração dos Time Lords?
No decorrer da história da série, em episódios e histórias paralelas como quadrinhos, por exemplo, eventualmente são oferecidas algumas explicações, algumas vezes contraditórias.
Algumas delas, retiradas do Tardis Index File (http://tardis.wikia.com/wiki/Regeneration)
- Uma explicação diz que Rassilon criou o processo estudando um método de se regenerar tecidos doentes e em decomposição por meio de uma série de moléculas biogênicas auto replicativas. As células de um corpo Galifreyano seriam reparadas, realocadas e reorganizadas, o que resultaria em uma forma completamente nova. As células cerebrais também seriam rearranjadas, mesmo que a uma taxa inferior, sendo que a nova encarnação manteria memórias e personalidades das suas encarnações anteriores. O objetivo de Rassion é que esse mecanismo fosse usado somente pela elite de Gallifrey e também impôs um limite de 12 ciclos regenerativos para evitar moléculas biogênicas degeneradas.
- Outra teoria atribui a regeneração a um vírus nanomolecular que reconstrói o corpo em um processo parecido com as moléculas biogênicas auto replicantes.
- Uma terceira teoria seria de que Time Lords possuiriam DNA de tripla hélice, sendo que a terceira hélice teria sido adicionada por Rassilon para tornar a regeneração possível.
- Uma explicação parcial do processo o relacionou com a liberação de enormes quantidades de um hormônio conhecido como lindos em momentos de trauma extremo, sendo que o hormônio serviria como um desencadeador do processo de regeneração. Time Lords recentemente regenerados poderiam ser identificados pelo elevado nível de lindos em seus sistemas.
- Foi também dito em certo momento que Time Lords “pacotes” de energia regenerativa em seus corpos, um para cada vida. Esses pacotes poderiam ser fisicamente removidos do corpo de um Time Lord, possibilitando que fossem roubados.
- Recentemente em “Lets Kill Hitler” foi dito que a exposição dos Time Lords ao Untempered Schism, ao longo de bilhões de anos, os tornou capazes de se regenerarem.
Bom, essas são as teorias comumente conhecidas, agora é o momento de dar os meus pitacos e idéias. Lembrem-se, nada do que vier em seguida é oficial, sendo que tudo saiu da minha mente problemática.
Todas as características de um ser vivo são resultado da intereação gene/ambiente. Algumas são mais fortemente determinadas pela genética e outras mais fortemente determinadas pelo ambiente, mas basicamente é isso.
Quando um Time Lord se regenera todas suas características físicas e mesmo psicológicas se alteram, sendo que o Time Lord pode até mesmo mudar de sexo, como dito pelo próprio Doctor em certas ocasiões.
Não se conhece muito sobre o DNA dos Time Lords, mas considerando que suas características sejam parecidas com as características do nosso DNA, as replicações são bastante precisas. Uma dupla fita de DNA é aberta por meios enzimáticos durante a replicação e cada uma das fitas é usada de molde para a construção de outra fita, sendo que no final possuimos 2 duplas fitas de DNA e a célula então se divide, cada uma carregando uma das dupla fitas.
Para que um Time Lord mude de aparência física, todas as células do seu corpo precisariam alterar sua informação genética. Isso seria possível se simultaneamente todas as células entrassem em processo de divisão celular e a replicação do DNA perdesse a sua fidelidade, mudando as informações nelas contidas numa escala gigantesca.
Por que a replicação deveria deixar de ser fiel? Se ela se mantivesse como tal, o novo corpo seria exatamente o mesmo do antigo.
Por outro lado, o nosso DNA possui muitos sítios que são extremamente importantes para o correto funcionamento do nosso organismo, sendo que esses pontos não poderiam ser alterados de maneira alguma. Como um exemplo, não pode haver alteração na informação que codifica as enzimas relacionadas à replicação do DNA. Se a informação se alterasse, as enzimas se alterariam e a replicação não aconteceria.
Então concluimos que todas as células deveriam se replicar simultaneamente, de uma maneira infiel para certas características, como cor do cabelo, por exemplo, mas fiel para outras, como as enzimas relacionadas ao correto funcionamento da célula, por exemplo.
O problema agora é como desencadear uma divisão celular em massa no organismo inteiro.
Nesse ponto, eu gosto da idéia do hormônio lindos. Um hormônio como esse poderia ser liberado em momentos de extresse fisiológico e desencadear o processo de divisão simultanea, mas o gene que codifica esse hormônio deveria ser replicado fielmente.
Outro problema agora seria como fazer com que a replicação seja imprecisa para certos pontos do DNA e precisa para outros pontos.
Uma idéia minha para esse problema seria a existência de uma enzima que interfira parcialmente na replicação do DNA, possibilitando mutações somente nos pontos que podem ser alterados. A informação para essa mesma enzima não poderia ser alterada.
Resumindo, em um momento de extresse, o organismo liberaria grandes quantidades do hormônio lindos, desencadeando um processo de divisão celular em massa no organismo. No momento em que as células que estão se dividindo replicarem seu DNA, a enzima hipotética que chamarei de “Gal1” interferiria criando mutações extensivas em certos pontos do DNA, alterando as características físicas do Time Lord.
Após todas as divisões, o Time Lord possuiria células com metade do material genético antigo e metade do material genético novo, precisando passar novamente por outro ciclo de divisões celulares, mas dessa vez sem a interferência da enzima Gal1. AO final do novo ciclo, o Time Lord possuiria células somente com o DNA antigo e células somente com o DNA novo. Nesse momento, as células com o DNA antigo entrariam em processo de apoptose (morte celular programada), e somente as células com novas informações se manteriam. As células com material genético antigo e/ou danificadas morreriam.
Eis que o Time Lord possui um novo corpo!
Ogora, o que poderia impossibilitar uma regeneração?
Qualquer substância que interfira nesses ciclos de divisões e replicações infiéis que são enzimatica e hormonalmente regulados, poderia impedir que o Time Lord se regenerasse.
Do mesmo modo, se esse ciclo for interrompido (como o Doctor levando um tiro do astronauta) não poderia haver uma segunda onda do hormônio lindos e o ciclo se quebraria no meio e todas as células morreriam.
Logicamente isso tudo foi o que meu cérebro limitado de humano conseguiu pensar, além do mais, há muitos outros pontos sobre regeneração a serem discutidos mais pra frente.
Pra que realmente existisse uma raça capaz de se regenerar, o processo deveria ser muuuuuuito mais complexo que isso, mas acho que é uma boa aproximação.hehe
Mas eu falei demais. E vocês, o que acham? Idéias a acrescentar, idéias a tirar?
Deixem seus comentários abaixo.
Beijos e abraços a todos e… Allons-y!