Conheça os Doutores da série clássica!

Quando a gente termina de assistir a série moderna de Doctor Who, recorremos à série clássica. Mas muita gente ainda não sabe reconhecer muito bem aqueles 8 caras completamente diferentes entre si. A gente te ajuda a identificar um por um! Vem com a gente! 😉

1st Doctor: William Hartnell (1963-1966)

Bio: Ele foi o primeiro ator a interpretar o Doctor. Só que ele já tava ficando bem velhinho, e aí inventaram uma belíssima desculpa pra trocarem de ator: a regeneração! Ele era tão velho que faleceu já faz um tempão, em 1975. Ficou 3 anos no papel.

Características: Dizem por aí que ele é rabugento e teimoso. O cabelo é compridinho, branco e pra trás, e a maioria das imagens que você vai encontrar dele é em preto e branco, exceto as capas dos DVDs lançados com as temporadas dele, que vêm coloridinhas.

***

2nd Doctor: Patrick Troughton (1966-1969)

Bio: Também já falecido (em 1987), ele foi escolhido pelo próprio Hartnell para sucedê-lo, e sua maior inspiração para interpretar o Doctor foi Charles Chaplin (!). Ele saiu da série 3 anos depois, por medo de ficar estereotipado pelo papel. É o primeiro a ter seu rosto na abertura.

Características: Ainda em preto e branco, o Doctor #2 era mais fofinho e compreensivo, conhecido como “Cosmic Hobo”. O cabelo é de tigelinha. Ele tinha mania de se fingir de bobinho quando na verdade já tinha tuuuudo planejado. Esperto! Ah, ele também adorava tocar flauta (!) e foi o primeiro a usar uma sonic screwdriver.

***

3rd Doctor: Jon Pertwee (1970–1974)

Bio: Ele pediu para o agente dele tentar um teste para entrar na série, e descobriu que era a segunda opção dos produtores. Ficou 5 anos no papel e também já morreu, em 1996.

Características: O primeiro Doctor da era da televisão colorida era todo trabalhado nas novas tecnologias, tipo os automóveis Bessie e Whomobile. Ele é o Doctor que ficou exilado na Terra após o julgamento dos timelords. Usava sempre um casaco de veludo vermelho ou preto e o cabelo é grisalho com esse topetinho.

***


4th Doctor: Tom Baker (1974–1981)

Bio: É o ator que ficou mais tempo na série até hoje: 7 anos. Ele teve um infância pobre e ficou no monastério por 6 anos para ser padre antes de partir pra carreira de ator. Curiosidade: ele adorou o David Tennant no papel (!).

Características: Absolutamente impossível você nunca ter se deparado com esse Doctor, o mais famoso e mais querido da série clássica. Cachecol colorido, cabelos encaracolados, chapéuzinho, sobretudo marrom… o campeão dos cosplayers! Ele também é dono do bordão “Would you like a jelly baby?”. Definitivamente o mais excêntrico de todos!

***

5th Doctor: Peter Davison (1981–1984)

Bio: Ele foi o primeiro Doctor do David Tennant. Ele é o pai da Georgia Moffett, a mulher do Tennant e a atriz que fez a “Doctor’s Daughter” na série moderna. Ele foi o ator mais jovem (até então) a interpretar o Doctor: na época ele tinha 29 anos. Seguiu o conselho de Patrick Troughton (o primeiro Doctor dele) e saiu da série 3 anos depois, com medo do estereótipo também. Ele voltou para o papel no especial Time Crash de 2007, com o genro David Tennant.

Características: O chapéu ficou mais branco, no estilo Panamá. As roupas também, com detalhes em vermelhinho. O visual é inspirado no uniforme antigo de críquete. Na personalidade, ele era bem mais quietinho e não era muito de enfrentar os outros, tomando uma atitude mais passiva e deixando as companions no comando. Apesar disso era muito corajoso. É considerado o Doctor mais gacto da série clássica.

***

6th Doctor: Colin Baker (1984–1986)

Bio: Não era parente de Tom Baker. Enfrentou um hiato de um ano e meio da série, uma decisão da BBC, que achava que o programa estava violento demais. É o ator que ficou menos tempo na série clássica, excetuando Paul McGann que só fez o filme (Eccleston ficou um ano só, mas na série moderna).

Características: Visual muito colorido e estapafúrdio (ah, os anos 1980). Não usa screwdriver. Tem pontos de interrogação na gola da camisa. Ele era egoísta e se achava a melhor regeneração até então. Dizem que ele é o mais inteligente só porque conseguiu consertar o Chameleon Circuit da Tardis. Também gostava muito de gatos. Costuma ser apontado como o menos querido do público.

***

7th Doctor: Sylvester McCoy (1987–1989, 1996)

Bio: Teve que filmar a cena da regeneração de peruca porque Colin Baker se recusou a fazer. Foi o último a ter seu rosto na abertura da série.

Características: No começo ele era fofo, mas depois ficou todo manipulador e escondia o que sabia (tipo o Doctor #2). Tinha sotaquinho escocês e não gostava do uso de armas e violência. O visu era bem britânico, com um chapéuzinho e usava um guarda-chuva, com um colete cheio de pontos de interrogação. Foi o Doctor que “fechou” a série clássica.

***

8th Doctor: Paul McGann (1996)

Bio: O ator só pôde viver o Doctor por uma hora e meia, no filme lançado para a TV e voltado para o público americano. Por muito tempo não foi considerado canon. Mas o ator tem o maior orgulho do personagem e já gravou zilhões de audiobooks, além de marcar presença em vários eventos para o público whovian.

Características: Conhecia várias personalidades da história e gostava de contar às pessoas sobre seu futuro. Seu cabelo é enroladinho (na verdade é uma peruca). Carrega um relógio e usa um terno de veludo.

Doctor Who Brasil no Apoia.se